Blog

Dicas para iniciar na atividade leiteira




Dicas para iniciar na atividade leiteiraTexto adaptado do guia “ Como começar a criação de gado leiteiro” elaborado pela Academia do Leite/Fundação Roge em colaboração com os professores e médicos veterinários Bruno Guimarães e Leidiane Souza.

Receber uma fazenda de herança. Vontade de investir em terras. Planos de sair da cidade grande e viver no campo. Oportunidade de negócio. Pura paixão por vacas. Qual o seu motivo? Como a ideia de começar a criação de um rebanho leiteiro chegou até você?

O motivo não importa. Se o seu objetivo agora é criar vacas leiteiras, é hora de arregaçar as mangas e não medir esforços em planejamento e busca de informações.

Por que planejar?

 

Um negócio leiteiro pode começar com um pequeno rebanho, em uma pequena propriedade. Mas iniciar um novo negócio sem planejamento, talento e conhecimento do assunto pode ser um risco muito grande para quem quer investir seus sonhos e recursos neste desafio. Por isso, investir tempo pesquisando e definindo com cuidado cada passo é essencial. 

Você está qualificado para trabalhar com a produção de leite?

 

“Conhecer o ramo de atividade é fundamental para abrir um novo negócio" -  Sebrae

Investir em um novo negócio requer conhecimento da atividade, cuidado e pesquisa. 

Converse com quem já está no ramo, avalie o mercado, as tendências, busque ajuda para os cálculos de investimento e retorno, conheça fontes de financiamento que te ajudem a tomar decisões de investimento. Busque conhecimento!

Já decidiu investir?

 

Então é a hora de começar a estruturar sua pequena propriedade leiteira! 

Comece estabelecendo o compromisso de sempre garantir animais saudáveis e leite de boa qualidade.

Estrutura da propriedade 

 

Considerando que a criação será de pastagem, é fundamental garantir uma área rural com pasto de qualidade, além de espaço para a construção de curral e estábulo. O tamanho do espaço depende claro, do número de vacas do seu rebanho.

É imprescindível verificar a água disponível e as formas de cercar o terreno para evitar fugas.

O clima e a topografia também são fatores que ajudarão a definir praticamente todas as decisões que serão abordadas a seguir.

  • Um terreno de 1 hectare já é suficiente para começar em pequena escala.



Instalações e equipamentos

 

Além de construir um curral e um estábulo de tamanhos adequados ao rebanho, é preciso pensar na infraestrutura de apoio como banheiros, escritório, garagem, refeitório, casas de funcionários, e etc, de acordo com a operacionalização da atividade.

É também fundamental avaliar com antecedência os investimentos com cochos, bebedouros, equipamentos de transporte e de ordenha, ferramentas e veículos. 

Sistemas de criação

 

O produtor deve optar pelo sistema de criação que melhor se adapte às inúmeras variáveis dos seus recursos físicos, vegetais, animais e econômicos disponíveis.

  • Sistema extensivo: é a criação de animais a pasto

 

  • Sistema semi-intensivo: os animais são criados a pasto e o alimento é fornecido no normalmente após a ordenha

  • Sistema intensivo: as vacas leiteiras são mantidas confinadas em galpões ou estábulos de ordenha e alimentadas no cocho. Alguns exemplos de instalações nesse sistema são: Free Stall, Tie Stall, Loose Housing e Compost Barn

 

Hora de comprar os animais! 

 

Para escolher qual raça bovina você deve criar é necessário que pesquise com cuidado o que diferencia cada raça.

As mais comuns no Brasil são:

  • Raça Holandesa
  • Raça Jersey
  • Raça Girolando
  • Raça Pardo Suiço
  • Raças zebu leiteiras (Gir, Guzerá e Sindi)
 
Produção de alimentos

 

A alimentação do rebanho afeta diretamente os custos de produção do leite, portanto é preciso ter cuidado nesta área da atividade leiteira. 

Definir o que produzir, como produzir, como armazenar e como oferecer aos animais requer conhecimento técnico, acompanhamento e análises constantes.

Em qualquer sistema de alimentação, seja confinamento ou suplementação em pastagens, a dieta se baseia em ingredientes volumosos (silagem, feno, pasto) e concentrados (milho, farelo de soja, etc), sendo estes últimos os responsáveis pela maior porção do custo das rações.

Sistema de ordenha

 

Como será feita a ordenha na sua fazenda? Definir o sistema de ordenha vai depender da raça, do sistema de criação e dos recursos disponíveis. 

 

Não existe diferença na constituição do leite ordenhado manualmente ou mecanicamente, pois as chances de contaminação por microorganismos estão relacionadas com o grau de higienização dos utensílios necessários para determinados procedimentos.

Mão de obra

 

De acordo com o tamanho do seu rebanho, você pode definir o tamanho da sua equipe para as funções de ordenha, cria e recria, produção de alimentos, limpeza e manutenção, venda, assistência técnica, gestão, entre outras.

É importante contratar pessoas que gostam do campo e que sejam capacitadas para as funções. Uma equipe qualificada faz muita diferença na produção de leite!

É importante oferecer uma boa infraestrutura de apoio à essa equipe e prezar por um bom ambiente de trabalho, agradável e seguro. 

Armazenamento e escoamento do leite

 

Para quem você vai vender o leite da sua fazenda? Como vai armazená-lo? 

É necessário fazer previamente um levantamento de possibilidades de venda do leite na região onde pretende atuar para estar seguro na hora de investir: conhecer os compradores, suas capacidades de captação do leite, a frequência e como será o armazenamento.

  • Busque informações em sindicatos rurais, cooperativas, laticínios, indústrias do leite, secretarias de agricultura e pecuária, Emater ou com outros produtores de leite da sua região.
 
Dica importante! 

 

Muitos serviços da fazenda podem ser terceirizados. Deve-se analisar se essa é uma opção viável ao negócio e saber que pode-se terceirizar serviços como:

  • produção de alimentos
  • cria e recria
  • mão de obra para pastagem
  • manutenção
  • maquinários
 
Gestão do negócio 

 

Administrar um negócio leiteiro requer conhecimento técnico da área e conhecimento de gestão de negócios. Gerir os recursos técnicos, operacionais, humanos e financeiros são funções diárias do administrador da fazenda.

Tão importante quanto saber usar ferramentas administrativas no dia a dia da fazenda, é ter conhecimentos de gestão ambiental que irão garantir a sustentabilidade da propriedade e evitar desentendimentos com a legislação.

Onde buscar apoio financeiro para a pecuária leiteira?

 

Uma excelente alternativa é procurar agentes de capacitação e de promoção do desenvolvimento, que trabalham na articulação (com bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) para a criação de produtos financeiros adequados às necessidades. 

Sebrae e Emater são exemplos de órgãos que orientam os empreendedores para o acesso ao crédito, com orientações para a elaboração de projetos e qualificação para o crédito rural.

Conte com a orientação de um especialista

 

Animais saudáveis e bem cuidados garantem maior qualidade do leite. Portanto informe-se sobre os melhores métodos de alimentação, prevenção de doenças e conforto do rebanho. 

Além de vacas saudáveis, é preciso garantir métodos corretos e higiênicos de ordenha para garantir um leite de qualidade competitiva.

Buscar ajuda de um especialista é fundamental.

“Empreender é estar apaixonado por uma ideia e correr atrás. É preciso ter brilho nos olhos e vontade de fazer. Se você gosta de uma coisa, toca o barco e vai embora!” (Pedro Passos)

 

Quer saber qual é o melhor sistema de produção para começar a criação de gado leiteiro?

Clique aqui

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.