10 pontos a considerar antes de utilizar o Compost Barn

composting-barn-in-oregon-1021x580Créditos da imagem: Keith Woodeford (CompreRural)

Novos meios estão sendo utilizados para aumentar os índices produtivos do rebanho leiteiro, ter maior facilidade com o manejo, alimentação adequada, diminuir doenças e proporcionar conforto ao animal, como por exemplo, através dos sistemas de confinamento. Dentre as opções usadas pelos produtores está o Compost Barn.

O Compost Barn é uma opção de sistema de confinamento. O animal fica em um galpão que possui uma cama coberta por serragem que deve proporcionar conforto, conter locais para alimentação, condições de higiene, sanidade e contar com um bom manejo.

O que pensar antes de utilizar este sistema?

Segundo a cartilha “Compost Barn - Conheça melhor esse novo sistema de produção” da Nestlé, são pontos importantes a serem analisados antes de adotar este sistema:

1- O potencial genético do gado permite aumentar a produtividade já que o investimento se pagará com a venda maior de leite?

2- Será possível melhorar a qualidade do leite, em especial em relação à CCS (Contagem de Células Somáticas), já que isso também ajudará a pagar o investimento?

3- O manejo nutricional é bom e pode atender novas exigências das vacas?

4- Considerar que ao sair do sistema semi-intensivo a necessidade de produção de volumoso se altera. Em quais áreas plantar e produzir volumosos suplementares - silagem por exemplo?

5- Existem gargalos na produção leiteira no momento? Em caso positivo, o Compost Barn contribuirá para eliminá-los ou poderá até agravá-los?

6- O consumo de energia elétrica vai aumentar. O suprimento local é estável? Convém considerar a instalação de sistema de energia solar com placas fotovoltaicas?

7- A fazenda possui equipamentos que poderão ser usados para o revolvimento da cama? Por exemplo, trator, subsolador, enxada rotativa?

8- Serragem, como fonte de carbono, é considerada a primeira opção para a cama. Ela é fácil de obter na região ou a distância da fonte fornecedora encarecerá o produto?

É possível pensar em alternativas como maravalha (raspas de madeira), palha de soja, casca de café, palha de arroz, casca de amendoim e bagaço de cana. Mas todas precisam ser corretamente manejadas, inclusive em relação ao tamanho das partículas.

9- Durante a construção do galpão, que providências adotar para que a produção normal da propriedade não seja prejudicada?

10- Analisar localização e capacidade de sala de ordenha e do resfriador para ver se atenderão às novas condições de produção.

A decisão de passar a utilizar o sistema de Compost Barn tem que ser analisada com atenção. É preciso contar com a ajuda de técnicos experientes na área e ter contato com fazendas que já possuem este sistema a fim de saber vantagens e desvantagens. Essas são algumas atitudes que podem garantir sucesso do Compost Barn na propriedade leiteira.

Um questionário de 28 perguntas realizado em 2018 por João Pedro de Castro Silva, técnico formado no curso de Agropecuária da Academia do Leite/ Fundação Roge, aplicado em oito propriedades leiteiras da região do sul de Minas Gerais, traz informações relacionadas a melhorias, problemas e o ponto de vista dos produtores rurais após a instalação do sistema de Compost Barn. Quer saber o resultado?