Sorgo e Milho: Como calcular a produtividade por hectare de matéria verde

A nutrição é um dos pilares da criação de gado leiteiro, já que a produção e a qualidade do leite irão depender da quantidade de nutrientes absorvidos.
Como forma de reduzir os custos com a alimentação, muitos produtores preferem produzir o alimento na própria fazenda, e segundo o professor da UFLA Marcos Neves Pereira no portal Milkpoint "as forragens representam 10 a 15% do custo de produção de leite, enquanto o alimento concentrado representa 40 a 60% do custo de produção de leite."

Escolher uma profissão. Por onde começar?

O que você vai ser quando crescer? Toda criança, em algum momento, teve essa pergunta para responder para seus pais, avós, padrinho ou madrinha ou algum parente próximo. E a resposta? Ah, foi ligeira e precisa: “quando eu crescer quero ser médico, lixeiro, professor, engenheiro, “picolezeiro” ou ainda, “vou querer cuidar de animais”.

Aleitamento de bezerras com leite de descarte: como reduzir os riscos

O leite de descarte é aquele que a fazenda não pode vender para o consumo humano, pois é proveniente de vacas com mastite ou outras enfermidades que fazem o uso de antibióticos, impossibilitando o consumo. Para reduzir custos, muitas fazendas utilizam esse leite na alimentação das bezerras.

Produtor de leite precisa entender de mercado?

Texto do Gestor de Matérias Primas Lácteas da Verde Campo, Sávio Santiago, publicado no site da Milkpoint.

Já disse algumas vezes que a tarefa de produzir leite é uma das mais complexas por se tratar de uma atividade “multifatorial”. Também ouvi, outras muitas vezes, produtores conscientes e com trajetória de grande sucesso afirmarem que “devem cuidar da atividade da porteira para dentro já que da porteira para fora não existe controle das variáveis”. Ambas afirmações são verdadeiras mas podem levar o produtor a deixar em segundo plano mais um item imprescindível para o seu planejamento: o conhecimento de mercado de leite e insumos.

A relação entre propósito e desempenho em vendas

Artigo do Zootecnista e Consultor Marco Lopes da R2M, publicado no site da Milkpoint.

Alguns dias atrás, eu estava relendo os conceitos trabalhados pelo pesquisador Simon Sinek, criador do famoso Golden Circle (Circulo Dourado). Sua pesquisa dissecou o motivo pelo qual algumas empresas se destacam das demais de forma exponencial, basicamente através da forma como apresentam suas ideias e as convertem em produtos e serviços de alto valor. O início do processo está no porquê elas fazem o que fazem, está no propósito, sempre diferenciado e nobre.

Como trabalhar as relações humanas na escola?

Nesse mundo moderno de informações rápidas e velozes, conexões instantâneas e “multijanelas”, os atuais educadores, pais e professores, têm sofrido um pouco para mostrar aos da geração digital que nem tudo se consegue da noite para o dia, e nem mesmo integralmente conforme são os seus desejos.

O que ainda podemos aprender sobre frequência de ordenha?

**Artigo do nutricionista de bovinos de leite, Carlos Giovani Pancoti da empresa Agroceres Multimix publicado no site da empresa.

Em sistemas convencionais, ordenham-se as vacas duas vezes diariamente. Sabemos que a frequência de ordenha afeta a produção de leite, e no caso de aumentar o número de ordenhas, geralmente falamos em fugir do convencional (duas vezes) para a frequência de três vezes/dia, buscando elevar a produção de leite.

4º Dia Técnico do leite da Academia do Leite

O 4º Dia Técnico do Leite é um evento realizado pela Academia do Leite / Fundação Roge com objetivo de promover um encontro entre produtores, estudantes, empresas e especialistas da pecuária leiteira para o compartilhamento de experiências e conhecimento em palestras, cursos, painéis e demonstração de trabalhos.

Passo a passo para a solução de problemas na fazenda de leite

Texto adaptado do livro “Sucesso no Leite”, de Paulo Machado - Clínica do Leite.

5 Dicas para evitar a repetição de cio em vacas leiteiras

A repetição de cio é a infertilidade de duração variável em vacas leiteiras, aparentemente sem alterações no trato genital. Este problema traz danos financeiros à propriedade de leite, pois aumenta o uso de doses de sêmen utilizadas para emprenhar apenas um animal, além de aumentar o intervalo de partos e diminuir o tempo produtivo da vaca.

New Call-to-action
Fundação Roge

Blog Fundação Roge

Tudo sobre bovinocultura leiteira.

 

Inscreva-se em nosso blog!

Artigos Recentes

New Call-to-action