Proposta pedagógica

ddd_3

ENSINO PROFISSIONAL

Ensino Profissional está estruturado em setores produtivos que representam o funcionamento de uma empresa do agronegócio leiteiro:

 

check-mark (1) Gestão do Negócio Leiteiro

check-mark (1) Genética e Reprodução  

check-mark (1) Segurança e Qualidade do Leite 

check-mark (1) Forragicultura

check-mark (1) Legislação e Controle Ambiental                 check-mark (1) Conforto e Bem Estar Animal
check-mark (1) Informática Aplicada check-mark (1) Sanidade
check-mark (1) Nutrição check-mark (1) Máquinas e Equipamentos
check-mark (1) Cria e Recria check-mark (1)Anatomia e fisiologia animal

ENSINO MÉDIO

O ensino é interdisciplinar e contextualizado permitindo agregar ao Ensino Médio características técnico-profissionais, sem deixar de considerar as peculiaridades dessas disciplinas, trazendo maior significado aos conhecimentos construídos pelos estudantes durante sua formação.

Comunicação e expressão
 
Português, Literatura e Redação
Estudos sociais e filosóficos
 
 História, Filosofia, Sociologia e Geografia
Linguagens internacionais
 
 Inglês 
Ciências da Natureza
 
 Química, Física e Biologia
Bem estar
 
 Educação física
Cálculos e suas aplicações
 
 Matemática
Prancheta 1-12

Projeto de Educação Sócio Emocional

Processo Seletivo

A seleção de novos alunos para o Curso Técnico de Agropecuária com foco em Bovinocultura Leiteira acontece anualmente através de um processo seletivo que envolve  inscrição on-line e entrevista presencial com os candidatos e a família para analisar o interesse e a aptidão para o curso.
Conheça

INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS

A proposta do Ensino Médio acontece de modo integrado ao Ensino Técnico, girando em torno da premissa de que a educação precisa ser vista em sua totalidade, ou seja, o trabalho intelectual e de formação básica, a formação cidadã e a educação profissional fazem parte de um mesmo princípio educativo. Este trabalho é realizado a partir de uma organização curricular inovadora que provoca a cooperação e a interação entre as diferentes áreas de conhecimento, onde os ensinos se complementam e se enriquecem.

teoria.jpg

Teoria e Prática

As aulas teóricas e práticas acontecem na escola e de acordo com a proposta do professor, pode acontecer em fazendas parceiras da Instituição. A Fazenda Campos Lima, a 5 Km da escola, é a “fazenda laboratório” mais utilizada para as práticas e estudos de campo. Colocar os conhecimentos em prática desenvolve de forma mais rápida e efetiva as habilidades técnicas na área.

avaliações.jpg

Avaliações

Na Academia do Leite, a avaliação é processual, o que significa uma análise diária de todas as ações do aluno em relação ao aprendizado e ao comportamento. O que possibilita a leitura e a releitura de si mesmo por parte do aluno e do grupo de forma constante e enriquecedora.

22

Projetos

São projetos realizados em formato multisseriado, que permitem a integração dos professores e alunos que juntos, levantam questões, hipóteses e temas diversificados, estabelecendo  relação entre a teoria e a prática, articulando o saber e o fazer por meio de problematização dos temas inter-relacionados entre si. Os alunos pesquisam e vivenciam questões sobre o tema.

 

mercado.jpg (1)

Aproximação com o mercado

A proximidade com profissionais do mercado do leite enriquece as ações educacionais e direciona o foco da formação técnica. Isso reduz o abismo entre a escola e o campo de atuação dos futuros profissionais, aumentando as oportunidades de encaminhamento profissional. Viagens, eventos e visitas técnicas também permitem a visão real do mercado.

 

emocional.jpg

Educação sócio emocional

Habilidades humanas e interpessoais são determinantes para o sucesso profissional. Trabalhamos na escola a educação sócio emocional dos alunos em encontros semanais dirigindo atividades de temas transversais para desenvolver a autoconsciência e autogestão, habilidades sociais e de conhecimento externo dos sistemas sociais (família, escola, sociedade).

24

Formação para gestão

Em parceria com a Clínica do Leite da ESALQ/USP, conceitos de gestão do Sistema Agro + Lean são trabalhados com os alunos em todo o curso.
Habilidades e competências como planejamento, organização, gestão de processos e de pessoas permitem uma postura de gestor diante de qualquer atividade profissional.

25

Orientação e encaminhamento profissional

A orientação profissional acontece através de atividades dirigidas como a elaboração de currículo, orientação para entrevistas, confecção de carteira de trabalho, entre outras.

A escola faz uma ponte entre formados e mercado de trabalho, possibilitando a inserção em fazendas, indústrias, consultorias e outras empresas do agronegócio leiteiro.

IMG_5067

Estágio

O estágio é obrigatório para a conclusão do curso técnico. É a oportunidade para lapidar o conhecimento teórico e prático. Também é onde o aluno identifica suas áreas de afinidade para um aprofundamento técnico futuro. Serve também para lapidar as relações humanas e fortalecer a confiança e a segurança do  aluno como profissional.  

27

Trabalho de Formação Técnica

No “Trabalho de Formação Técnica – TFT”, o aluno tem a oportunidade de selecionar, criar e propor uma solução inovadora e eficiente para algum problema vivenciado em experiências práticas. Esta proposta de trabalho vai ao encontro de uma perspectiva ativa de aprendizagem que permite que o aluno contribua com sua área de formação.
familia.jpg

Escola e Família

Estabelecemos o diálogo com os familiares para que tenham conhecimento da vida escolar do filho e procuramos planejar encontros periódicos com as famílias.
Os jovens enfrentarão a vida com maior preparo tendo relações afetivas significativas e se espelhando em modelos fortes. A família é o grande alicerce para que isso aconteça.
WhatsApp Image 2020-02-27 at 08.09.17

Atividade Complementar

Os alunos realizam ao longo do ano, conforme calendário organizado pela escola, de Atividades Complementares aos finais de semana na Fazenda parceira Campos Lima, em Delfim Moreira. Esta atividade tem como objetivo proporcionar ao aluno a consolidação dos conhecimentos adquiridos durante as aulas e inseri-lo no dia-a-dia de uma propriedade leiteira.

onda leite section 2 fina nova opção

quotes-1   

“Propomos formar o aluno de maneira integral, estimulando suas capacidades cognitivas, suas habilidades e atitudes positivas nas relações humanas. Com esse objetivo, fazemos um atendimento personalizado considerando a singularidade do aluno. Provocamos o exercício de suas reflexões pessoais e o desafiamos a acreditar em sua capacidade para ser protagonista no processo de ensino-aprendizagem.

Somos educadores movidos pela paixão e crença de que estamos em constante construção, inquietos na busca por aperfeiçoamento contínuo de nossas práticas pedagógicas.”

thais_02 Thaís Caroline Coutinho da Costa
Coordenadora Pedagógica