5S na Gestão de Fazendas de Leite: Como aplicar?

5S na Gestão de Fazendas de Leite Como aplicar Cada vez mais, os pecuaristas percebem a necessidade das ferramentas de gestão para melhorar os seus resultados produtivos e econômicos da atividade. O método “5S” é uma ferramenta de gestão simples e prática que pode ser aplicada em qualquer fazenda e que ajuda muito nos procedimentos do dia-a-dia, segundo o modelo Agro+Lean.

A metodologia 5S, de origem japonesa,  é uma ferramenta essencial na gestão de qualquer fazenda, pois visa melhorar a qualidade dos processos produtivos, promovendo o bem estar no ambiente de trabalho com o comprometimento de todos os envolvidos para gerar resultados satisfatórios.

Por quê o nome “5S”?

A ferramenta recebeu esse nome porque são palavras japonesas iniciadas com S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shisuke, que significam ações específicas de organização, limpeza e disciplina como base para o desenvolvimento de qualquer tarefa.

Benefícios do 5S aplicado na fazenda

É um método simples e eficaz que pode ser colocado em prática a qualquer momento. E a implantação traz diversos benefícios para o produtor leiteiro, como por exemplo:

• Melhorar a qualidade dos procedimentos de produção
  • Maior durabilidade dos bens e diminuição dos desperdícios
  • Aumento da produtividade
  • Otimização do tempo. E tempo é dinheiro!
  • Melhoria do ambiente de trabalho e o convívio com ele
  • Desenvolvimento e criação de hábitos bons na propriedade
  • Redução dos custos

Utilização/ Organização/ Limpeza/ Saúde/ Autodisciplina

Seiri - Senso de Utilização

Significa deixar no ambiente de trabalho só materiais úteis, isto é, descartando ou destinando de maneira mais adequada o que não está sendo utilizado.

Como aplicar na fazenda: Separação de itens necessários e desnecessários nos ambientes de trabalho, facilitando a identificação dos materiais e a circulação de pessoas e animais.

Seiton - Senso de Organização

É a organização do material de trabalho sendo que cada um deve ter seu lugar e identificação conforme a frequência do uso, com a intenção de facilitar o acesso e reduzir a perda de tempo nas atividades.

Como aplicar na Fazenda: A organização deve estar presente em todos os locais da fazenda facilitando a sequência das atividades, como por exemplo:

• Ter um estoque sinalizado, com a separação e identificação de cada material facilita a busca desses recursos e reduz o tempo das ações;
  • Organizar as informações gerenciais da fazenda em cadernos, planilhas ou softwares específicos ajuda no entendimento da situação como um todo e auxilia nas decisões.

Seisou - Senso de Limpeza

Baseia-se na limpeza do ambiente de trabalho, ou seja, manter um ambiente limpo em boas condições operacionais que garantam bem estar e qualidade dos serviços e produtos.

Como aplicar na Fazenda: Em questão de produção leiteira é indiscutível a necessidade de ser rigoroso com a limpeza e higiene tanto do ambiente quanto dos funcionários. A higienização incorreta na fazenda pode acarretar sérios prejuízos ao produtor. Por isso, é importante criar rotinas e procedimentos de limpeza e higienização a serem seguidos à risca. Exemplo: garantir a higienização correta na hora da ordenha e na vacinação ou aplicação de medicamentos para garantir qualidade do leite, e a saúde dos animais e funcionários.

Seiketsu - Senso de Saúde

São ações que visam a manutenção e a melhoria da saúde dos animais e dos trabalhadores nas condições sanitárias e ambientais do trabalho.

Como aplicar na fazenda: estar atento à higienização, calendário de vacinação, contar com a visita frequente de um médico veterinário, realizar o controle de pragas, conhecer procedimentos de “biosseguridade”.

Shitsuke - Senso de Autodisciplina

É o S mais avançado, pois está pautado no comprometimento das pessoas, que realizam seus deveres sem precisar de supervisão.

Como aplicar na fazenda: Os funcionários precisam saber da sua importância na propriedade, precisam ser reconhecidos pelo seu trabalho e serem incentivados à autodisciplina. Investir sempre em treinamentos e criar ferramentas de manutenção e controle dos processos definidos ajudam nessa etapa que deve ser constante na fazenda.

Conheça outra ferramenta administrativa que pode ajudar muito na gestão da sua propriedade: