Como deve ser a alimentação do gado de leite?

Como deve ser a alimentação do gado de leiteO manejo alimentar dos bovinos, influencia diretamente na produtividade e na lucratividade das vacas leiteiras. Um bom sistema de alimentação deve ser baseado nas exigências nutricionais para cada categoria animal do rebanho, de acordo com cada fazenda e na composição química dos alimentos aplicados. Essas exigências nutricionais são:

Para formular uma dieta para vacas de leite é necessário ter conhecimento sobre o assunto. É preciso ter em mente o objetivo que se deseja alcançar, que deve ser contribuir para a redução de custos e para o aumento da lucratividade. É preciso também saber sobre a nutrição dos alimentos e dos animais.

Impacto de uma alimentação inadequada

As vacas necessitam de diferentes alimentos durante as fases de sua vida. Precisam do alimento para sua mantença, produção, ganho de peso e gestação. Caso estes alimentos não sejam oferecidos a elas na quantidade e qualidade adequadas, isso pode impactar negativamente na produtividade do animal, resultando na queda da produção de leite, por exemplo.

É preciso investir para ter resultados!

Os investimentos para oferecer uma alimentação de qualidade para o gado, serão compensados depois como bons resultados para a propriedade. Segundo o site Nutrição e Saúde Animal, deve-se investir em:

• Manejo das pastagens;
  • Oferecer suplementação alimentar;
  • Garantir o equilíbrio entre alimento volumoso e concentrado;
  • Prover água de qualidade e em abundância;
  • Além disso, é preciso buscar por raças geneticamente superiores, que tenham alta performance na conversão alimentar.

Como opções de volumosos, podem ser oferecidos capim, cana-de-açúcar, silagem de milho, silagem de sorgo, dentre outros. No uso de alimentos concentrados, para suprir as deficiências nutricionais das forrageiras e permitir produções elevadas das vacas leiteiras, são compostos muitas vezes por suplementos energéticos, suplementos protéicos e suplementos minerais e vitamínicos.

Vacas em lactação

De acordo com a Embrapa, um sistema de alimentação para vacas em lactação, para ser implementado, é necessário considerar:

• O nível de produção
  • O estágio da lactação
  • A idade da vaca
  • O consumo esperado de matéria seca
  • A condição corporal
  • Tipos e valor nutritivo dos alimentos a serem utilizados

O estágio da lactação afeta a produção e composição do leite, o consumo de alimentos e mudanças no peso vivo do animal.

Cuidar da alimentação dos bovinos de leite é garantir animais saudáveis e produtivos. É um investimento eficaz que garante bons resultados e que deve ser avaliado por cada fazenda, sempre procurando oferecer o melhor para o rebanho.

Como falamos acima, a cana-de-açúcar é uma boa alternativa para a alimentação dos bovinos. Quer saber mais?

CLIQUE AQUI