6 Passos para garantir a qualidade da silagem de milho

Atualmente a Silagem de Milho é uma das principais forrageiras para alimentação do rebanho leiteiro, principalmente para suplementação de vacas de alta produção. Para que o processo tenha êxito é preciso que o procedimento seja feito corretamente e com qualidade para que não haja a perda de nutrientes.

Mas o que é uma silagem de boa qualidade?

É aquela que possui teor nutricional elevado, ou seja, o mais próximo possível daquele observado na planta de origem, no caso o milho.

Cada etapa do processo de silagem é fundamental para um produto de qualidade, já que as etapas são complementares e dependem uma da outra para um bom resultado.

Como fazer uma silagem de qualidade?

1- Analise, pense e plante

Antes do plantio é necessário que o local onde será instalada a cultura seja adequado. Para isso é importante uma análise de solo que comprove a fertilidade do solo e se a temperatura climática favorece a silagem. Assim que as condições de solo estiverem favoráveis, faça o plantio.

2- Ponto certo

O momento correto de se colher é quando a planta de milho atinge de 30 a 35% de Matéria Seca, que representa a quantidade de açúcar suficiente para gerar a fermentação. É isso que influenciará na qualidade da silagem.

3- Tamanho do Picado

O tamanho do picado do milho deve estar entre 10 a 20 milímetros, pois partículas muitos grandes dificultam a compactação e partículas muito pequenas podem prejudicar a ruminação ocasionando problemas no metabolismo do gado.

4- Compactação

Geralmente a compactação do milho é feita com tratores, que passam diversas vezes sobre a forragem até que fique densa. Uma dica importante é o estado de limpeza dos pneus, pois o esterco e a terra podem contaminar a silagem.

Com o objetivo de ter uma ótima fermentação e qualidade, é fundamental eliminar todo oxigênio possível na massa ensilada. Assim, quanto mais compactada estiver a forragem menor será a quantidade de oxigênio. Para isso é preciso a formação de um ambiente anaeróbico (ausência de oxigênio), que produzirão bactérias que irão preservar a silagem.

5- Fechamento do Silo

Assim que for finalizado o processo de compactação é essencial o fechamento do silo. Quanto mais rápido, melhor será para evitar a entrada do oxigênio.

Para o fechamento do silo é importante ter uma lona de excelente qualidade, sem furos. Ao colocar a lona, deve-se expulsar todo o ar na medida em que a lona é esticada para que não entre ar e isole a área. Desta forma, a silagem não sofrerá danos.

6- Utilização

Depois de algum tempo, a massa ensilada já está fermentada e pronta para o uso. Ressaltando que uma vez aberto, o ar entra no silo, e se não for retirado com cuidado pode causar a degradação do solo.

Esses cuidados com a colheita, picagem, compactação e fechamento são essenciais para a alta qualidade da silagem de milho. O fazendeiro garante assim, maior desempenho dos animais e aumenta sua lucratividade.

Quer mais dicas de como melhorar a nutrição de vacas leiteiras?