Blog

8 motivos para investir na irrigação de pastagem




8 motivos para investir na irrigação de pastagensCréditos da imagem: Revista Agropecuária

Em um país com um clima tão diferente em cada região como o Brasil, o problema com a estiagem também afeta de maneira diversa o pasto de cada propriedade de rebanho bovino. Neste contexto, as técnicas de irrigação de pastagens são fundamentais para garantir o fornecimento de alimento, além de permitir outros benefícios.

O que avaliar antes de implantar?

 

Escolher o melhor método de irrigação depende da avaliação da propriedade: tamanho, solo, disponibilidade de água e energia, topografia, etc. A tecnologia de produção e o manejo adequado das pastagens também interferem no sucesso das técnicas de irrigação.

Vantagens da irrigação

 

Seja qual for o método de irrigação adotado pelas fazendas, é importante, antes de mais nada, garantir o fornecimento suficiente de água e energia elétrica. Mas, independente do método, a irrigação bem planejada apresenta muitas vantagens às propriedades rurais:

Segundo o engenheiro agrônomo, Elenilson Sguizzato Bortolini, especialista em Irrigação e Drenagem para o site Canal Rural, são vantagens da irrigação:

1.  Aumento na capacidade de suporte das pastagens

2. Maior retorno por trabalhar com lotações maiores

3. Atendimento à necessidade de água das forrageiras em período de estiagem

4. Manutenção dos animais a pasto o ano todo

5. Viabilização da adubação das pastagens de forma regular, aumentando a eficiência da adubação, principalmente a nitrogenada

6. Viabilização da utilização da sobressemeadura de forrageiras de clima temperado, o que, como consequência acarreta em:

7. Redução da utilização de volumosos suplementares, o que significa:

8. Redução de custos na produção

Garantir água suficiente é um dos primeiros passos para a implantação de métodos eficientes de irrigação de pastagem nas fazendas de leite. Preservar os recursos naturais como as nascentes da propriedade com certeza é uma decisão muito importante e inteligente neste processo. Conservar as nascentes pode ser o primeiro passo a ser dado!

Saiba mais

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.