4 passos para fazer a limpeza dos bebedouros de água dos bovinos

5 passos para fazer a limpeza dos bebedouros de água dos bovinosDiante dos vários desafios da pecuária leiteira, atividades essenciais como o fornecimento de uma água limpa e de qualidade para o rebanho, podem passar despercebidas. É de extrema importância oferecer a eles a água nestas condições, pois quando isso não ocorre, pode resultar em diversos riscos para a saúde do animal, além de influenciar em seus resultados.

Quando os bovinos consomem mais água?

O animal consome mais água quando em sua dieta os alimentos são mais secos e em locais com temperaturas acima de 25°C.

Benefícios da água de qualidade

Funções da água no corpo do animal

De acordo com a Revista Cultivar, as funções são:

1 - Eliminar produtos residuais da digestão e metabolismo, via urina e fezes;

2 - Regular a pressão osmótica do sangue;

3 - Participar em secreções corporais (leite, saliva, fluidos digestivos etc.);

4- Regular a temperatura corporal através da evaporação da água via respiração e pele.

Como fazer a limpeza dos bebedouros

Para garantir água de boa qualidade para o rebanho é necessário seguir alguns passos:

1- Retire toda água do bebedouro e limpe com uma escova todo o local interno e externo.

2- Pode-se usar sabão ou outros produtos de limpeza, mas é preciso tirar todos os resíduos.

3 - Elimine todas as sujeiras presentes no bebedouro, como limo, lodos e folhas.

4 - Encha novamente o bebedouro com água limpa.

Com que frequência limpar?

Para que a água fique limpa e ideal para o consumo dos animais é necessário limpar os bebedouros do rebanho um dia sim e um dia não.

Importante: Os bebedouros devem estar em lugares de fácil acesso para os animais!

Oferecer água de qualidade aos bovinos está relacionado ao bem estar animal, que é responsável por trazer diversos resultados positivos para a propriedade. Quer saber como avaliá-lo?