Monitoramento da ensilagem de milho para o controle do amido fecal

Monitoramento da ensilagem de milho para o controle do amido fecalCréditos da imagem: Autores do trabalho

Texto baseado no Trabalho de Formação Técnica: “IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO NA ENSILAGEM DE MILHO E SUA RELAÇÃO COM O AMIDO FECAL NA PRODUÇÃO LEITEIRA”, do aluno Carlos Eduardo Campos Joaquim, da Academia do Leite/Fundação Roge, orientado pelo professor Sebastião Ferreira Silva em novembro de 2019.

Na ensilagem, o tamanho das partículas e grãos refletem diretamente na fermentação, no consumo e na digestibilidade dos nutrientes. Por exemplo, partículas grandes não irão compactar muito bem, permitindo maior entrada de oxigênio, o que preenche o rúmen muito facilmente. Essas partículas maiores não são quebradas pelo rúmen e a absorção de nutrientes fica prejudicada.

Separador de Partículas Penn State (SPPS)

Desenvolvido pela Pennsylvania State University para melhor visualização do tamanho das partículas, sendo que foi avaliado que o rúmen faz melhor aproveitamento das partículas de 8mm.

Imagem 1-2Fonte: Agroceres Multimix

Ração Total Misturada (TMR)

A TMR é a proposta para deixar a dieta mais uniforme misturando os componentes e evitando que os animais selecionem ingredientes.

Quebra de grãos

imagem 2-1Fonte: MilkPoint

Já comum nos EUA há mais tempo, a utilização no Brasil indica que 95% dos grãos da silagem sejam processados.

Fatores que interferem na digestibilidade do amido

• Taxa de passagem;
  • Ingestão de MS;
  • Taxa de digestão;
  • Características do alimento fornecido

Os bovinos possuem baixa amilase salivar, o que significa maior dificuldade de digestão do grão de milho, que é envolvido por uma película (pericarpo) que impede a ação desta enzima.

Amido fecal e a produção de leite

O aproveitamento do amido por parte do animal deve ser de 80% a 100%. O fator que mais favorece esta absorção é o processamento correto da silagem. A porcentagem de excreção do amido tolerada é de 3% para gado de corte e 5% para gado de leite. Segundo Ferguson (2005), acima de 5%, a vaca leiteira deixa de produzir cerca de 0,3Kg de leite por dia.

imagem 3Fonte: Adaptado de Ferguson, 2005

Monitorando a ensilagem

Entender sobre a quebra dos grãos e o impacto da sua digestibilidade na produção leiteira, ajuda a estar atento à importância do monitoramento da ensilagem de milho e à atenção na hora de comprar ou produzir silagem de qualidade. Mais processamento dos grãos implicam em maior digestibilidade, o que reflete em menor custo e maior produtividade.

A nutrição adequada das vacas é fator diretamente relacionado à sua produtividade. Quer mais dicas? Acesse o “Guia Rápido de Nutrição de Vacas de Leite”: