Blog

4 dicas para um bom planejamento de estoque na fazenda




4 dicas para um bom planejamento de estoque na fazenda-1Estoque por definição é a porção de mercadorias armazenadas num depósito. Desta forma, todo e qualquer material ou produto que esteja parado na fazenda esperando para ser utilizado, é considerado estoque. Entendido isto, por que é tão importante fazer um bom planejamento e gestão de estoque na fazenda? Porque estoque é dinheiro parado que perde valor com o tempo.

O acúmulo de mercadorias, peças, medicamentos, alimentos, adubos, máquinas e até mesmo animais, pode trazer um grande prejuízo para a propriedade, afinal, o dinheiro empatado nestes itens poderia ser investido em soluções que melhorem o produto final e realmente gerem valor para o cliente. A indústria não paga nada a mais pelo leite de uma fazenda que possui várias máquinas e equipamentos quase nunca utilizados, nem para a propriedade que tenha uma verdadeira farmácia com tantos medicamentos que por vezes atingem o prazo de validade antes de serem consumidos.

Portanto, estoque além do mínimo necessário é desperdício e precisamos capacitar todos da fazenda para enxergá-los e eliminá-los, melhorando a eficiência do negócio.

Mas como podemos planejar e gerenciar um bom estoque?

 

Veja abaixo quatro dicas que vão auxiliar nesta tarefa:

1 – Planeje para adquirir apenas o mínimo necessário

O grande problema da maioria das propriedades leiteiras é a falta de planejamento, desde o plantio de alimentos até o número de animais no rebanho. Chegou a hora de produzir silagem? Consulte um profissional para que faça os cálculos da quantidade a ser produzida, compre insumos suficientes para uma safra e não estoque mais alimentos do que irá consumir.

No caso de medicamentos, procure fazer uma parceria com algum fornecedor para comprar semanalmente ou de acordo com a necessidade da fazenda para não acumular o que não será utilizado. Existem ferramentas (fichas, cartões, cores...) para controle visual de estoque que facilitam muito a rotina de compras e manutenção mínima de produtos armazenados.

2 – Mantenha no estoque apenas o que será utilizado

Válida para todos os itens utilizados na atividade leiteira, esta dica serve até mesmo para novilhas. O dono/gerente precisa ter claro onde pretende chegar com o negócio, pois produzir sem um norte verdadeiro e sem planejamento irá consumir uma grande quantidade de recursos e em algum momento o sistema não vai mais suportar o rebanho existente, sendo assim, é importante que se mantenha no estoque de animais apenas o número de novilhas necessário para reposição do rebanho lactante, o restante pode ser vendido para gerar uma reserva financeira.

Máquinas e equipamentos que há tempos não são utilizados: venda ou troque por algo necessário para a atividade leiteira. Alimentos em excesso armazenados por longos períodos podem estragar e prejudicar os animais que o consumirem, estoque apenas o que será utilizado num curto espaço de tempo.

3 – Não compre se não for utilizar em breve

“O preço está bom, está na promoção!” Quantas vezes não compramos inúmeros itens sem necessidade apenas para aproveitar o preço? Um implemento que estava na promoção, uma caixa de medicamentos com alguns centavos de descontos na unidade ou peças de equipamentos com “compre uma leve duas”.

Não compre apenas pelo preço se não for utilizar em breve. Comprar para ficar parado é o mesmo que jogar dinheiro fora. Controle a compulsão e o desejo de comprar e gaste o dinheiro no que realmente traga retorno para o negócio e gere valor para o cliente. Muito cuidado com feiras e eventos que prometem ótimos negócios ao produtor: pare, pense, calcule e consulte seu planejamento, podem ser excelentes oportunidades ou apenas desperdício.

4 – Compartilhe

Esta dica além de ser socialmente correta é economicamente eficaz, pois, não precisamos ter tudo na fazenda, podemos criar uma rede de compartilhamento que certamente reduzirá custos e desperdícios de várias propriedades. Se na fazenda tem um equipamento que o vizinho precisa, compartilhe em troca da utilização de outro que ele tenha. Ao invés de comprar uma carga de alimentos e estocar até estragar, compre em conjunto e compartilhe a carga com um preço mais acessível a todos. Tem medicamentos, peças, adubos, defensivos e outras mercadorias que não serão utilizadas? Troque por algo útil.

A primeira tarefa para um bom planejamento e gestão de estoque é aprender a enxergar desperdícios, assim qualquer acúmulo desnecessário será facilmente detectado. Utilize ferramentas visuais em cores para controlar o estoque e não deixar faltar o que realmente é necessário para entregar o produto final. Venda, troque ou compartilhe e melhore não apenas a sua propriedade, mas a comunidade à sua volta!

 

O gerenciamento eficiente é a base para o sucesso de qualquer fazenda de leite. Para isso, é preciso antes de tudo, ter um bom entendimento do negócio:

SAIBA MAIS

 

 

Leidiane Cristina Batista de Souza

Leidiane Cristina Batista de Souza

Médica Veterinária, Pós-Graduada em Administração de Agronegócios e professora da disciplina MDA na Fundação Roge no curso Técnico em Agropecuária. Pelo convívio e envolvimento na atividade leiteira, considera que o sucesso da empresa está condicionado à capacitação gerencial com foco nas pessoas.