Fazendas de leite do futuro: 6 princípios de gestão a serem seguidos

Fazendas de leite do futuro 6 princípios de gestão a serem seguidosA pandemia do Coronavírus nos obrigou a nos adaptarmos rapidamente e estamos vivendo atualmente a transição para um novo mundo. Situações que antes eram impensáveis passaram a ser necessidade. Desde trabalho remoto, até serviços de entrega, vimos como somos dependentes de outras pessoas e que fazemos parte de um todo, tudo está interligado.

As pessoas saem de suas casas todos os dias para garantir que o agro continue e garanta o alimento na mesa do consumidor, mesmo arriscando suas vidas e de seus familiares, as fazendas de leite como outros negócios, não param. Estamos confirmando agora o que o Modelo Gerencial Agro+Lean, através do professor Paulo Machado, prega a mais de quarenta anos: um negócio é feito por pessoas, as pessoas movem o sistema.

O que as fazendas de leite do futuro precisam ter?

Não é mais possível continuarmos trabalhando nas fazendas de leite como antigamente. Nós precisamos mudar nossa mentalidade e nosso comportamento para criarmos uma cultura onde todos “trabalham em equipe, fazendo o que tem que ser feito, procurando melhorar sempre porque querem fazer”. O Modelo Gerencial Agro+Lean nos ensina e nos capacita rumo a esta mudança seguindo uma filosofia baseada em 6 princípios que irão caracterizar as fazendas do futuro, aquelas que certamente já estão no caminho do sucesso.

Com estes 6 princípios teremos condições de entender o negócio e trabalhar de forma a atender as necessidades dos nossos clientes, melhorando o ambiente social da fazenda e buscando a melhoria contínua.

1° Princípio – Criar valor para o cliente e fazer o negócio prosperar.

Precisamos sentar e conversar com o cliente para entender quais são as suas necessidades e como nosso produto pode resolver os problemas dele. Somente pensando no cliente é que nosso negócio irá prosperar, afinal são eles que pagam as contas. O negócio deve atender as necessidades não somente do consumidor final, mas de todos os interessados: dono, funcionários e sociedade.

2° Princípio – Clareza do resultado do trabalho a ser feito.

Os funcionários precisam entender claramente o que se espera do trabalho deles, o que eles devem entregar como resultado final, qual a importância do que ele faz e como o trabalho dele afeta os demais setores da fazenda. Uma boa comunicação dentro da equipe é essencial para obter um produto final de excelente qualidade.

3° Princípio – Foco no sistema e na capacitação das pessoas.

A fazenda deve ser vista como um grande sistema onde todos os setores estão interligados e que o trabalho de um, afeta o trabalho do outro. Somos interdependentes, por isso o trabalho do líder é capacitar continuamente as pessoas para que todos compreendam a importância do seu trabalho para o negócio e para criar uma cultura de melhoria contínua.

4° Princípio – Remoção de desperdícios.

Agora mais do que nunca estamos vendo o quanto de desperdícios nós geramos. O que realmente é essencial? Se não gera valor para o cliente, é desperdício. Precisamos nos desafiar a produzir mais com menos, colocar nas pessoas os “óculos” do desperdício para que todos aprendam a enxergar e eliminar o que apenas consome recursos e não agrega valor ao produto final.

5° Princípio – Facilitação do fluxo de trabalho.

Simplifique, acompanhe a rotina dos funcionários e ajude a tornar o trabalho mais fácil, para que seja feito mais rápido e melhor, mais barato e com mais segurança.

6° Princípio – Redução da variação e melhoria dos resultados.

Padronização é a palavra-chave neste caso. Todos fazendo o que deve ser feito sempre do mesmo jeito, todos os dias. Para isso é necessário criar Procedimentos Operacionais simples e práticos de serem seguidos, capacitar e acompanhar os funcionários, facilitar o trabalho e dar suporte a eles, desta maneira os bons resultados virão por consequência.

O caminho é árduo, mas a recompensa é gratificante! Para alcançar o sucesso seguindo a filosofia do Modelo Gerencial Agro+Lean é preciso líderes proativos e inconformados que desejam a mudança para melhor começando por si mesmos, que estejam junto das pessoas e lhes mostrem a direção e que se disponham a “vestir a camisa” da empresa. Não é fácil, porém existem pessoas dispostas a ajudar e nos capacitar com o propósito de criar “Uma nova forma de pensar”.

Em tempos de grandes desafios é necessário aplicar mudanças na fazenda. Mas quais mudanças realmente funcionam?

SAIBA MAIS

Leidiane Cristina Batista de Souza

Médica Veterinária, Pós-Graduada em Administração de Agronegócios e professora da disciplina MDA na Fundação Roge no curso Técnico em Agropecuária. Pelo convívio e envolvimento na atividade leiteira, considera que o sucesso da empresa está condicionado à capacitação gerencial com foco nas pessoas.