Dicas para tratar e prevenir a laminite em bovinos

casco_laminite_em_bovinos_fundacao_roge.jpg

A saúde dos bovinos tem papel central no sucesso de qualquer fazenda leiteira. Um desafio comum enfrentado pelos produtores é a laminite, uma inflamação nos cascos que pode prejudicar a produção e o bem-estar do rebanho.

Felizmente, há práticas simples no manejo dos animais que diminuem o risco de laminite nos bovinos. Descubra a seguir algumas dicas que podem ser facilmente incorporadas à rotina de cuidados da sua fazenda para prevenir esse problema.

Conhecendo a laminite em bovinos

A laminite bovina é uma condição que pode se manifestar de diferentes formas: aguda, crônica ou subclínica.

A forma aguda é aquela em que há inflamação severa nos cascos, gerando claudicação visível, além de tremores musculares e até mesmo mudança de anatomia nos cascos.

A laminite crônica, por sua vez, é aquela que se desenvolve e intensifica com o passar do tempo, causando danos significativos ainda que de início possa ser imperceptível. Já o estágio subclínico é mais difícil de ser identificado, pois os sintomas não são tão aparentes.

Um ponto que vale destaque é que ela pode ser desencadeada por diversos fatores, incluindo dietas desequilibradas, estresse térmico, infecções e problemas no manejo dos animais.

Essa enfermidade afeta diretamente a produtividade e o bem-estar dos bovinos, uma vez que a claudicação resultante dificulta a locomoção e, consequentemente, o acesso ao alimento e a participação em atividades normais do rebanho.

Entre outras coisas, a laminite pode levar à perda de peso, diminuição na produção de leite e predispor os bovinos a outras doenças devido ao estresse físico e imunológico.

Como tratar a laminite em bovinos

É muito importante que os animais sejam examinados cuidadosamente por um profissional veterinário. Somente dessa maneira será possível entender a gravidade da lesão e determinar os procedimentos adequados para o quadro de laminite em questão.

Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar no tratamento dessa enfermidade na prática:

•  Isolamento do animal:

Separe o bovino afetado dos demais membros do rebanho para evitar a propagação da doença e proporcionar um ambiente mais controlado para recuperação.

• Uso de antibióticos e anti-inflamatórios:

Administre antibióticos conforme orientação veterinária para prevenir ou tratar possíveis infecções secundárias. Utilize anti-inflamatórios para reduzir a inflamação nos cascos, aliviando a dor e promovendo uma recuperação mais rápida.

• Instalações adequadas:

Proporcione instalações confortáveis e de fácil acesso para o bovino doente. Ofereça superfícies macias para minimizar a pressão nos cascos, como camas de palha, evitando condições que possam agravar o quadro.

Medidas de prevenção para laminite em bovinos

Evitar esse problema no rebanho começa na prevenção. Por isso, não deixe de conferir se a sua fazenda já adota as boas práticas para diminuir as chances de laminite nos animais:

• Casqueamento preventivo: é essencial para evitar a laminite em bovinos. Consiste no corte regular e adequado dos cascos, evitando o acúmulo, que pode levar a desequilíbrios e sobrecarga. Além de ajudar na prevenção do problema, isso contribui para a saúde geral dos cascos e a mobilidade do animal.

• Utilização do pedilúvio: o chamado banho para os cascos é uma estratégia importante na prevenção de diversas doenças, incluindo a laminite. Esse “banho” possui substâncias desinfetantes que ajudam a controlar a proliferação de microorganismos, diminuindo o risco de infecções na região.

• Pisos de confinamento adequados: superfícies escorregadias ou abrasivas podem causar danos aos cascos e contribuir para o desenvolvimento da doença. Optar por pisos antiderrapantes e de textura confortável reduz a pressão, minimizando os riscos de lesões e proporcionando um ambiente mais propício ao bem-estar dos animais.

• Cuidados com a alimentação do animal: a dieta equilibrada desempenha um papel essencial na prevenção da laminite. Evitar o excesso de carboidratos fermentáveis na alimentação e fornecer uma dieta balanceada contribui para a saúde metabólica dos bovinos.

• Capacitação da equipe: um time bem treinado no manejo dos bovinos é uma medida preventiva estratégica. A equipe deve ser educada sobre os sinais precoces de laminite, boas práticas de manejo, e a importância do cuidado com os cascos.

Garanta o bem-estar e saúde dos seus animais!

Como você viu, a laminite em bovinos pode gerar prejuízos na produção leiteira, além de comprometer o bem-estar dos animais. Essa condição pode causar perda de peso nos animais, redução da produção e gerar estresse físico e imunológico.

Se você deseja cuidar bem do seu rebanho, aprofunde seu conhecimento sobre doenças de casco e práticas de manejo, buscando mais informações e orientações. Afinal de contas, estar bem informado faz a diferença na hora de promover a saúde dos animais e garantir o sucesso de uma fazenda leiteira.

New call-to-action