Protocolo de desmama antiestresse

Trabalho de Formação Técnica apresentado pelos alunos Gabriel Meireles Silva e Lucas Pellegrini da Fonseca  na conclusão do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE  em 2022.

Um dos períodos mais importantes da vida bovina é o período que se inicia no pré-parto até o período de lactação. Este intervalo exige do produtor atenção ao desenvolvimento das bezerras, para que futuramente alcance os níveis de produção desejados. Diante deste cenário, um dos fatores a serem observados é o período de desaleitamento ou desmame. Qual é o período correto? Quais as melhores práticas a serem adotadas no desmame? Como não prejudicar o desenvolvimento destes animais?

O estudo em questão

IPA (2008) diz que o período de desmama feito com aleitamento artificial é de 8 a 10 semanas, já Delprete (2019) afirma que o período correto é de 8 a 12 semanas e com o dobro do peso. Na dúvida, muitos produtores adotam o prazo máximo para que suas bezerras sejam bem desenvolvidas, mas a extensão deste prazo pode gerar despesas desnecessárias. Outro fator questionável é a retirada abrupta do leite que pode prejudicar o processo de desenvolvimento do animal.

Cientes deste desafio, os autores deste trabalho, Gabriel Meireles e Lucas Pellegrini, formandos do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE, identificaram na fazenda Santa Helena localizada na cidade de Virgínia/MG, que as bezerras sofrem com a desmama abrupta, ficando assim mais susceptíveis a doenças, em razão do estresse, o que leva a uma regressão no seu desenvolvimento. Pensaram então, em uma proposta para melhorar a evolução das bezerras na propriedade após este processo de desaleitamento, pensando sempre no bem-estar desses animais.

A proposta

Foi definido que seria adotado um protocolo de desmama já existente, coletando e analisando os dados para avaliar a eficiência do processo.

O cenário do estudo

“Foi observado que quando chega a época de desmama das bezerras ocorre um estresse pós-desmame. Supomos que um protocolo de desaleitamento pode amenizar o estresse e a perda de peso das bezerras nessa fase que é muito importante, mas pouco trabalhada pelos produtores. Dentre as pesquisas já realizadas, nota-se que a desmama gradual é menos estressante e mais eficiente. Utilizamos esse método na propriedade Fazenda Santa Helena, que se situa em Virginia – MG, onde todo o sistema de produção é semiextensivo, com 45 vacas em lactação e 5 vacas no pré-parto, tendo como média na produção de 20 kg vaca/dia, e o total de 900 litros de leite, que é destinado em parte uma quantidade para a produção de derivados, tais como, queijo e manteiga que são fabricados e embalados dentro da mesma. O sistema de bezerreiro é o coletivo, com 30 bezerros da raça Girolando possuindo um sistema de aleitamento individual, sendo fornecido em média 6 litros/dia a cada bezerro, e a desmama desses animais é realizada de forma abrupta. Com esse método de manejo adotado pela fazenda percebe-se que as bezerras após período de desmame, sofrem uma perda de peso, ou a estabilização desse peso por um determinado espaço de tempo que deveria estar em evolução, não se desenvolvendo corretamente.”

Principais critérios de desaleitamento

Decidir qual será o melhor momento para desaleitar as bezerras é uma parte de fundamental importância, para que não haja nenhuma regressão dos ganhos obtidos durante a fase de aleitamento

Os três principais critérios utilizados para desaleitar as bezerras são:

1. Peso: O critério mais utilizado pelos produtores;

2. Idade: É critério utilizado na recomendação de se dobrar o peso ao nascer entre a fase de aleitamento;

3. Consumo de concentrado: Por último, mas não menos importante, este deveria ser utilizado dentre todos os produtores, pois está ligado diretamente ao desenvolvimento do rúmen, que está correlacionado ao peso e a idade. O consumo de concentrado é mais importante que o método de desaleitamento no que diz respeito ao desempenho, metabolismo e nível de estresse. (GALLO;2013);

O protocolo de desmama

O protocolo é um passo a passo desenvolvido para que o produtor possa implantar de maneira correta os procedimentos adequados durante um determinado período de tempo ou tarefa, com o intuito de melhorar a eficácia e reduzir desperdício, tempo e dinheiro.

O protocolo de desmama consiste em:

Passo 1: Redução gradual do fornecimento de leite;

Passo 2: Fornecimento de concentrado e água a partir do nascimento;

Passo 3: Fornecimento de leite dividido em duas porções diárias;

Passo 4: Fornecimento de 6 litros de leite/dia nos primeiros 30 dias;

Passo 5: Fornecimento de 4 litros de leite/dia de 30 a 60 dias;

Passo 6: Fornecimento de 3 litros de leite/dia de 60 a 80 dias;

Passo 7: Fornecimento de 2 litros de leite/dia de 80 a 90 dias;

Passo 8: Isenção do fornecimento de leite;

Passo 9: Mantém-se o bezerro no bezerreiro por mais 15 dias, sem o fornecimento de dieta líquida;

Passo 10: Deslocamento desses animais para recria em lotes homogêneos.

Resultados obtidos

Este protocolo, implantado no período de 90 (noventa) dias de aleitamento foi de grande aptidão, com animais desaleitados acima do peso estimado e tendo um GMD (Ganho Médio Diário) acima da média estimada da literatura (Segundo Moreira; Rehagro; 2022, consultor técnico dentro de propriedade criadoras de Girolando, o peso médio dos animais desmamados é de 106,6 kg no período de 90 dias).

Os animais não tiveram regressão no seu desenvolvimento após serem desaleitados e após esse período, foi observado que os mesmos continuaram a evoluir em seu ganho de peso.

Ganho Médio Diário

Fonte: os autores

Clique aqui para acessar o trabalho completo de estudo da aplicação do protocolo de desmama realizado pelos técnicos.

Quer conhecer outros trabalhos de pesquisa e propostas inovadores de técnicos formandos da FUNDAÇÃO ROGE?

CLIQUE AQUI