4 doenças mais comuns em bezerros

Doenças em bezerrosTodos os profissionais da pecuária leiteira sabem da importância dos cuidados com a criação de bezerros. Neste período de vida do animal, após o seu nascimento, pode haver maior incidência de doenças por causa da baixa imunidade. Por isso, é extremamente necessário que os cuidados com a saúde e com a alimentação sejam realizados corretamente. Assim, o bezerro deixa de ser sensível e passa a ser saudável.

Clique aqui e saiba como fazer bem feito os 5C’s da criação de bezerras leiteiras.

Doenças em bezerros

Os bezerros recém-nascidos ou aqueles que não adquiriram ou que possuem uma imunidade muito frágil são mais propensos a doenças. Veja as 4 principais doenças recorrentes nessa fase:

1) Diarreia

Doença causada por vários agentes infecciosos (bactérias, vírus, infecção por protozoários). Pode ser resultado da combinação de ambiente inadequado, imunidade baixa dos animais e contato com agentes infecciosos. É um grande prejuízo por ser uma doença que apresenta alta taxa de mortalidade.

Sintomas: fezes pastosas com desidratação intensa, rabo levantado, cólicas, boca e focinho secos.

Como evitar a diarreia em bezerros?

Atitudes simples evitam a doença, como:  manter um ambiente limpo e higiênico, fornecimento correto do colostro e evitar a superlotação de bezerros.

2) Pneumonia

Doença multifatorial, causada pela interação de um ou mais microrganismos com condições estressantes. As manifestações podem variar desde subclínicas a agudas e fatais. A maior parte dos quadros de pneumonia ocorre entre 6 a 8 semanas de idade.

Sintomas: febre alta, fraqueza, secreções catarrais, temperatura retal acima de 41°C; dificuldade respiratória e diarreia.

Como evitar a pneumonia em bezerros?

É importante que os bezerros leiteiros estejam em um ambiente confortável, limpo e protegido para evitar o vento, pó e umidade, e que tenham a ingestão correta de colostro de qualidade. Também existem vacinas que agem contra os principais agentes causadores de pneumonia.

3) Tristeza Parasitária Bovina

É uma doença transmitida pelo carrapato ou insetos hematófagos. Animais com baixa resistência como os bezerros nos primeiros meses de vida possuem maior vulnerabilidade à tristeza parasitária.

Sintomas: febre e anemia, urina escura parecida com sangue, respiração ofegante e desidratação, podendo levar o animal à morte.

Como evitar a tristeza parasitária?

Fazer o controle de carrapatos e utilizar medicamentos para a prevenção de agentes infecciosos.

4) Onfaloflebite

É um processo inflamatório da veia umbilical, causada pela cura inadequada do umbigo. A infecção provoca a onfalite que impede a cicatrização e o canal do umbigo permanece aberto, facilitando a entrada de microrganismos.

Sintomas: aumento do umbigo, dores abdominais. A evolução do quadro gera hepatite, peritonite ou abscesso hepático.

Como evitar a onfaloflebite?

Fazer a correta cura do umbigo, realizando a desinfecção com produtos recomendados tecnicamente, como o iodo.

DICA OURO BRANCO:

O bezerro é um alvo fácil para as doenças. Uma das melhores formas de proteger o animal é o fornecimento de colostro de qualidade! Forneça no mínimo 10% do peso vivo nas primeiras 6 horas de vida.

Quer entender mais sobre a criação de bezerras? No Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE você pode se aprofundar nesse e outros assuntos de grande relevância através de cursos online!

New call-to-action