Como tratar a Onfaloflebite em bezerros

Como tratrar a Onfaloflebite em bezerros

A Onfaloflebite em bezerros é um processo inflamatório da veia umbilical do animal.  É um tipo de onfalopatia infecciosa e pode ser considerada a causa mais frequente de artrite séptica em bezerros.

É mais comum em animais que não recebem colostro de forma correta e de qualidade, também atingindo grande parte dos bezerros que não tiveram o umbigo desinfectado de maneira adequada já nas primeiras horas após o nascimento. Por isso, os cuidados com a cura do umbigo são de extrema importância para evitar estas infecções já que, comprometem o desenvolvimento do animal e podem causar a sua morte.

Segundo uma matéria de Carla Marins Machado Bittar e Marília Ribeiro de Paula publicada na revista MilkPoint em um estudo da Universidade de Cornell, bezerros leiteiros com umbigos não desinfetados apresentaram taxa de mortalidade de 18%, enquanto que bezerros com umbigos desinfetados tiveram 7% de mortalidade. Além de efeitos marcantes na taxa de mortalidade, o desenvolvimento de infecções de umbigo resultou em peso vivo 2,5 kg menor aos três meses de idade quando comparado a bezerros sem infecções.

Em uma cartilha elaborada pelos alunos da Academia do Leite/Fundação Roge são mencionados tópicos importantes que todo produtor deve saber sobre a Onfaloflebite:

• O que é Onfaloflebite
  • Quais são suas características
  • Quais são seus sinais clínicos
  • Diagnóstico e tratamento

Cartilha elaborada pelos alunos Ana Beatriz Fernandes Serrate, Ender Ryan Jacinto Coelho, Flávia Roberta Sampaio Costa, Marcos Antonio Rios Alves e Rhian Gabriel de Souza da Academia do Leite/ Fundação Roge com orientação dos professores Carlos Eduardo Leite e Bruno Guimarães Salomon.

Para evitar as infecções deve-se redobrar a atenção com os bezerros recém-nascidos e investir em prevenção. Um bom manejo pode ajudar a reduzir gastos com medicamentos e serviço veterinário na propriedade.

Confira abaixo na cartilha o conteúdo completo do tema “Onfaloflebite”, abordado pelos alunos: