Blog

Como tratar a diarreia em bezerros leiteiros




Como tratar a diarreia em bezerros

A diarreia é a doença que mais afeta bezerros jovens e traz prejuízos ao produtor leiteiro. O impacto econômico é grande devido à alta taxa de mortalidade. Alguns dados mostram que o Brasil perde cerca de 1 milhão de bezerros por ano para a diarreia.

Além disso, tem gastos com medicamentos, serviços veterinários, queda no desempenho produtivo e interferência da doença em toda vida produtiva do animal.

Tipos de contaminação

Por ser uma doença multifatorial, isto é, pode ser causada por diversos fatores, pode-se destacar:

  • Contaminação infecciosa: por meio de vírus e bactérias
  • Contaminação não infecciosa, que vai desde a contaminação do ambiente até o manejo nutricional

 

Geralmente, um outro fator que interfere diretamente é a má colostragem. O colostro é um elemento fundamental para aquisição de imunidade e quando a colostragem não é feita de maneira correta e de qualidade o animal fica sem proteção, mais propenso a contrair doenças.

Consequências da desidratação

Em casos de diarreia os animais apresentam um quadro de desidratação progressiva, ou seja, perdem muita água pelas fezes e com isso os sinais clínicos da doença se agravam e o número de sintomas também, como:

  • Orelhas caídas
  • Rabo levantado
  • Cólicas constantes
  • Olhos fundos
  • Pele solta
  • Boca e focinho secos

 

Como prevenir

Alguns fatores facilitam a presença da doença, mas é possível evitar a diarreia em bezerros de leite através de ações simples:

  • Higiene e limpeza do ambiente são fundamentais para reduzir a presença de contaminação
  • Fornecer colostro de qualidade na quantidade e no tempo adequado
  • Ambiente sem umidade excessiva, para não contribuir com a transmissão da doença
  • Instalações adequadas com proteção de sol e chuvas
  • Não manter convívio de bezerros de diferentes idades em um mesmo local.
  • Evitar a superlotação de bezerros

 

A higiene, manejo e sanidade da propriedade são fatores essenciais para a prevenção das diarreias neonatais, evitando assim, sérios prejuízos ao produtor.

Como tratar

A chave para o sucesso no tratamento da diarreia em bezerros leiteiros é a rápida identificação. Quanto antes identificar maiores serão as chances no tratamento. Segundo o Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Sandro Salvador, se o tratamento começar de imediato a recuperação pode chegar a 94%.Tratar a diarreia significa eliminar a causa e acabar com os sintomas.

Para o tratamento eficaz é importante verificar qual é o grau da doença: o nível leve se caracteriza pela consistência das fezes, já no grave o animal apresenta estado depressivo, olhos fundos, pele solta, boca e narinas secas.

A primeira opção deve ser sempre consultar um especialista, mas algumas medidas podem ser feitas pelo produtor para evitar a progressão da doença.

A hidratação oral é o tratamento mais eficiente e, normalmente, de menor custo, para tratar a diarreia. O soro oral é fonte de água, glicose e eletrólitos, e deve ser administrado quanto antes, para prevenir futuras perdas.

Assim que a bezerra leiteira apresentar as fezes amolecidas, forneça soro duas vezes por dia, na quantidade de 2 litros por vez, depois de duas horas de ingestão do leite.

Caso o animal não queira beber o soro, será preciso colocar uma sonda para aplicação e isso deve ser realizado por uma pessoa experiente ou um profissional. Se a desidratação for grave será mais eficiente a hidratação endovenosa.

Outra possibilidade de tratamento da diarreia quando há caso de depressão é o uso de medicamentos e até mesmo antibióticos, porém é recomendado auxílio de um veterinário para que a doença não seja agravada.

Hidratação Caseira

Existe um remedio caseiro para diarreia em bezerros, uma fórmula para hidratação oral que muitos produtores utilizam no tratamento e é elaborada da seguinte forma:

  • 5g cloreto de sódio
  • 1g cloreto de potássio
  • 4g Bicarbonato de Sódio
  • 20g Glicose
  • 1L de água

 

Alguns pecuaristas costumam colocar açúcar no lugar da glicose, mas o açúcar que consumimos na verdade é sacarose, se o bezerro com menos de 30 dias consumir ele vai piorar a diarreia, porque ele ainda não é capaz de digerir a sacarose.

DICA OURO BRANCO

Essa fórmula tem que ser intercalada com o leite! Deve-se dar o leite e depois de duas horas a hidratação. Serão em torno de 2 litros de soro por dia e nunca deve-se dar leite e soro juntos.

 

Quer se especializar na pecuária de leite através de uma comunidade digital? Conheça o Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE:

New call-to-action

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.