Cuidados no pré-parto e no parto de vacas leiteiras

Cuidados no pré-parto e no parto de vacas leiteirasA fase de pré-parto das vacas leiteiras, ou seja, seus últimos 30 dias de gestação, e o momento do parto, são períodos muito delicados na vida do animal, pois eles passam por várias mudanças, que exigem cuidados especiais. As consequências de um manejo inadequado nesses momentos serão negativas, podendo prejudicar a vida futura da cria e a vida reprodutiva e produtiva da mãe.

Segundo uma matéria publicada no site da Folha Agrícola, o manejo das vacas leiteiras no pré-parto é crítico para que o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais seja satisfatório. O que acontece com a vaca durante a lactação, especialmente no período inicial, depende diretamente do que foi feito com ela nas 3 ou 4 semanas antes do parto.

Cuidados no pré-parto e momento do parto

Para obter bons resultados para a propriedade leiteira e aproveitar o máximo de potencial que o animal pode oferecer, alguns cuidados são necessários no pré-parto e momento do parto:

• Ambiente limpo e confortável nos últimos dias de gestação
  • Dieta balanceada
  • Piquete de maternidade em boas condições para o parto

Como deve ser o ambiente para o momento do parto?

O consultor e médico veterinário Marco Antônio Carvalho, da empresa MCA Consultoria, dá dicas de como deve ser o ambiente para a hora do parto e local adequado para as bezerras recém-nascidas.

Quer assistir o vídeo com essas dicas?

CLIQUE AQUI