Principais características da raça Girolando

Imagens para blog posts (1)

Texto baseado no curso "Principais raças leiteiras no Brasil” no Clube Leiteiro, conduzido pelo Médico Veterinário Aécio Raymundy.

O cruzamento entre raças leiteiras é a tentativa de somar características positivas de raças diferentes, com o objetivo de promover o melhoramento genético. Um dos principais exemplos no Brasil é a raça Girolando, cruzamento entre a raça Gir (de alta rusticidade) e a raça Holandesa (de alto potencial genético para a produção), representando o maior número de fêmeas leiteiras no país.

A raça Girolando é, atualmente, uma das principais raças que compõem o rebanho leiteiro no Brasil. São animais de dupla aptidão, que podem ser direcionados à atividade leiteira e à pecuária de corte.

Com características equilibradas de animais taurinos (Holandesa) e de animais zebuínos (Gir), a raça Girolando consegue ter a versatilidade de entrar bem nos diversos sistemas de produção, sendo altamente adaptável. Além disso, produzem bem, com composição mediana de sólidos no leite.

A raça permite incrementar a receita da propriedade com a comercialização dos bezerros e é muito valorizada no mercado nacional.

Heranças da raça Gir Leiteiro:

• Adaptada às condições climáticas brasileiras, menor estresse com o calor;
  • Boa resistência aos parasitas;
  • Capacidade de buscar alimento, o que possibilita sua criação em sistema semi-intensivo;
  • Boa fertilidade, boa conversão alimentar e maior longevidade.

Heranças da raça Holandesa:

• Alta produção de leite;
  • Melhor persistência na lactação;
  • Maior docilidade e facilidade de manejo;
  • Alta disponibilidade de material genético para comercialização.

Produtividade da raça

As características equilibradas da raça Girolando favorecem a condição de produzir bem em território nacional de clima tropical, o que facilita a vida do produtor.

Mas vale lembrar que é preciso avaliar o que a propriedade consegue disponibilizar para que o animal produza bem. A produtividade depende, não só da genética, mas também do ambiente que será oferecido para o animal.

Pontos de atenção da raça Girolando

1- Características de úberes inferiores às holandesas:

A Girolando não tem um sistema mamário perfeito como a Holandesa. O úbere é um pouco mais penduloso, o teto um pouco mais alongado, o que pode hoje, ser melhorado nas seleções genéticas.

2- Dificuldade de adaptar as instalações quando há diferentes graus de sangue no mesmo rebanho:

As necessidades de manejo são diferentes para diferentes graus de sangue. Em um rebanho muito diversificado, é difícil padronizar o manejo.

3- Perda da padronização do rebanho quando se trabalha com diferentes graus de sangue.

4- Dificuldade em estabelecer somente um grau de sangue dentro da propriedade com biotecnologias reprodutivas convencionais, devido à baixa disponibilidade de touros Girolando.

Diferentes graus de sangue

A Girolando recebe o nome de raça sintética por não ser uma raça pura, por ser oriunda de cruzamento de outras duas raças. E é considerada raça sintética quando possui ⅝ de sangue Holandês e ⅜ de sangue Gir. Porém, existem exemplares Girolando de variados graus de sangue, como vemos a seguir:

image5-Sep-26-2022-07-39-49-00-PM

Sangue 1/4 - HPB

Características fenotípicas que se assemelham mais à raça Gir.

¼ de Holandesa e ¾ de Gir.

Imagem: http://www.gbfglobal.com.br/

image1-Sep-26-2022-07-41-04-99-PM

Sangue 5/8 - HPB

É considerada a Girolando sintética.

⅝ de Holandesa e ⅜ de Gir.

Imagem: https://www.estanciatamburil.com.br/

image4-Sep-26-2022-07-42-30-88-PM

Sangue 3/4 - HPB

As características tendem um pouco mais à raça Holandesa.

¾  de Holandesa e ¼ de Gir.

Imagem: http://gepec.com.br/

image3-Sep-26-2022-07-43-31-86-PM

Sangue 15/16 - HPB

As características tendem muito mais à raça Holandesa.

15/16  de Holandesa e 1/16 de Gir.

Imagem: MF Rural

A propriedade leiteira deve buscar um grau de sangue para atender às suas necessidades e que também a propriedade consiga atender às exigências desse tipo de animal.

Vale destacar também que, além da raça Girolando, os cruzamentos Jersolanda (Jersey x Holandesa) e Guzolanda (Guzerá x Holandesa), também possuem forte presença na pecuária brasileira.

Antes de escolher uma raça leiteira para a fazenda, muitos pontos devem ser considerados. Um dos principais é qual o sistema de produção que será adotado pela propriedade. Saiba mais: