O que são gastos necessários e gastos questionáveis na fazenda?

O que são Gastos Necessários e Gastos Questionáveis na fazendaQuando o assunto é dinheiro a maioria das pessoas prefere nem pensar, pois se realmente colocar tudo “na ponta do lápis” se assusta, e são poucos os administradores, gestores ou os fazendeiros que gerenciam suas finanças pessoais, bem como o caixa da fazenda.

A Gestão Financeira é uma atividade extremamente importante, afinal se a fazenda não tiver dinheiro para pagar as contas o negócio fecha. A grande dificuldade é realizar esta tarefa de maneira simples e efetiva. Para isso, o modelo Gerencial Agro+Lean disponibiliza um Painel Financeiro, onde é possível registrar e visualizar diariamente as contas a pagar e a receber, fechar o caixa semanalmente e programar as entradas e saídas dos próximos 30 dias.

Como identificar gastos necessários e gastos questionáveis

Todo dinheiro que entra no caixa da fazenda deve ser registrado assim como todas as saídas (gastos) as quais podem ser divididas em categorias. Dentre elas, temos os gastos necessários e os gastos questionáveis. Confira agora como identificar esses tipos de gastos na fazenda:

Gastos necessários

Os gastos necessários como o próprio nome diz, são fundamentais para se entregar o resultado esperado do negócio. Neste caso é o leite no tanque, ou em outras palavras, são todos os gastos que geram valor para o cliente. Devemos nos atentar para gastar o dinheiro de forma eficiente com o que realmente gera valor para o cliente, afinal ele é quem paga as contas da fazenda.

Podemos citar como exemplos de gastos necessários os alimentos para vacas (silagem, farelo de soja, caroço de algodão, etc.), luvas, papel toalha e produtos de limpeza de ordenha. Note que são itens diretamente relacionados à entrega do produto especificado pelo cliente, leite em quantidade e com qualidade.

Gastos questionáveis

Os gastos questionáveis são aqueles que geram dúvidas e questionamentos se realmente precisamos gastar com o determinado item. São gastos que não geram valor para o cliente, ou seja, ele não paga nada a mais por isso. Exemplos: BST, inoculante, Biotina, antibióticos, softwares, etc. O laticínio que compra o leite paga o mesmo valor para uma propriedade que não utiliza nada destes itens, por isso nos questionamos, será que precisamos gastar com isso?

A grande questão é que para estarmos realmente gerenciando o dinheiro, devemos nos questionar sobre qualquer gasto, independente de ser necessário ou não. Por exemplo, farelo de soja é necessário, mas será que não estamos desperdiçando ou poderíamos comprar mais barato de outro fornecedor? O mesmo serve para produtos de limpeza de ordenha que são necessários para se entregar um leite de qualidade nos parâmetros adequados, mas será que estamos utilizando a quantidade certa? Estamos comprando pelo melhor preço? E assim por diante.

Devemos questionar todo e qualquer gasto da fazenda desde uma caneta até cargas de alimentos, exceto, aqueles gastos fixos que raramente irão mudar como mão de obra, por exemplo.

Resumindo, para se realizar uma boa gestão financeira de forma simples, anote todas as entradas e saídas do caixa da fazenda utilizando o Painel Financeiro e principalmente, questione-se: estou sendo eficiente na utilização do dinheiro para gerar valor para o cliente?

Os desperdícios estão diretamente relacionados com a gestão financeira. Saiba quais são os mais comuns em fazendas de leite:

CLIQUE AQUI

Leidiane Cristina Batista de Souza

Médica Veterinária, Pós-Graduada em Administração de Agronegócios e professora da disciplina MDA na Fundação Roge no curso Técnico em Agropecuária. Pelo convívio e envolvimento na atividade leiteira, considera que o sucesso da empresa está condicionado à capacitação gerencial com foco nas pessoas.