*Texto baseado no podcast “Como gerenciar o caixa em tempos de crise” da Escola Agro+Lean, em abril de 2020.
Em momentos difíceis, o caixa da propriedade pode ser afetado. Talvez seja a hora de parar e avaliar as possibilidades de ajuda para enfrentar a situação de forma mais tranquila.
No podcast “Como gerenciar o caixa em tempos de crise”, da Escola Agro+Lean, conduzido por Henrique Marques e com a participação do professor Paulo Machado, o especialista financeiro Tomas Dreyfuss aborda o cuidado necessário na hora de buscar ajuda de bancos para equilibrar o caixa.
Segundo Dreyfuss, em relação a bancos é muito importante tomar cuidado. “Banco é especialista em emprestar dinheiro e buscar o dinheiro de volta. Se a empresa tem um endividamento com o banco e não vai conseguir pagar da maneira com que está especificada no contrato, é preciso abrir uma negociação com o banco.”
Tomas destaca que, a primeira coisa muito importante a se fazer é abrir uma negociação com o banco e fazer uma previsão de pagamento que se consiga com certeza absoluta, fazer esse pagamento da maneira com que está escrito. Porque na hora em que o banco for renegociar, ele vai pedir uma garantia adicional para a operação.
Tem que ser muito cuidadoso nessa negociação, olhar muito bem os juros que estão sendo cobrados na operação e se cabe em seu fluxo de caixa. É uma negociação que não é tão rápida.
O conselho que Tomas dá é que, se for começar, comece já! Mas dentro de um planejamento para que não se fique sem recursos lá na frente e não se perca uma parte do patrimônio.
O agronegócio no Brasil tem grandes chances de conseguir uma negociação com os bancos por estar em uma situação mais confortável neste momento em relação às demais áreas.
O especialista esclarece também como fazer quando a propriedade não tem dívidas e vê uma oportunidade de formar um crédito novo para passar por essa situação com mais tranquilidade: “Com essa crise gerada pela pandemia do Coronavírus, o Banco Central do Brasil, criou uma série de mecanismos para dar mais dinheiro para o banco, ou seja, o banco agora tem mais dinheiro para emprestar. O banco quer emprestar para quem ele tem mais certeza que vai pagar. No caso do agronegócio, o banco tem mais confiança de emprestar.”
Para quem está com as parcelas do financiamento em dia ou não possui um financiamento, o especialista em gestão financeira dá a seguinte dica:
Obs: Esse dinheiro para o produtor tem que ser como um seguro.
Para o professor Paulo Machado, antes de pensar em financiamento, o indivíduo precisa avaliar se tem pelo menos três meses de caixa atual, prevendo que não vai ter nenhuma entrada de dinheiro nos próximos três meses e verificar se com esse caixa, consegue cobrir os gastos que são assumidos e necessários para os próximos 3 meses.
Se ele não tiver esse montante e não tiver nenhuma dívida em banco ou valores baixos, deveria tomar a atitude de fazer um financiamento e jogar esse dinheiro para o caixa.
Quer saber mais sobre gerenciamento de caixa da fazenda em tempos de crise?
Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466