Blog

Quando procurar ajuda financeira de bancos para o caixa da fazenda?




Quando procurar ajuda financeira de bancos para o caixa da fazenda*Texto baseado no podcast “Como gerenciar o caixa em tempos de crise” da Escola Agro+Lean, em abril de 2020.

Em momentos difíceis, o caixa da propriedade pode ser afetado. Talvez seja a hora de parar e avaliar as possibilidades de ajuda para enfrentar a situação de forma mais tranquila.

No podcast “Como gerenciar o caixa em tempos de crise”, da Escola Agro+Lean, conduzido por Henrique Marques e com a participação do professor Paulo Machado, o especialista financeiro Tomas Dreyfuss aborda o cuidado necessário na hora de buscar ajuda de bancos para equilibrar o caixa.

Na crise, é recomendável procurar ajuda em bancos?

 

Segundo Dreyfuss, em relação a bancos é muito importante tomar cuidado. “Banco é especialista em emprestar dinheiro e buscar o dinheiro de volta. Se a empresa tem um endividamento com o banco e não vai conseguir pagar da maneira com que está especificada no contrato, é preciso abrir uma negociação com o banco.”

Tomas destaca que, a primeira coisa muito importante a se fazer é abrir uma negociação com o banco e fazer uma previsão de pagamento que se consiga com certeza absoluta, fazer esse pagamento da maneira com que está escrito. Porque na hora em que o banco for renegociar, ele vai pedir uma garantia adicional para a operação.

Tem que ser muito cuidadoso nessa negociação, olhar muito bem os juros que estão sendo cobrados na operação e se cabe em seu fluxo de caixa. É uma negociação que não é tão rápida.

O conselho que Tomas dá é que, se for começar, comece já! Mas dentro de um planejamento para que não se fique sem recursos lá na frente e não se perca uma parte do patrimônio.

O agronegócio no Brasil tem grandes chances de conseguir uma negociação com os bancos por estar em uma situação mais confortável neste momento em relação às demais áreas.

Como conseguir um novo crédito no banco?

 

O especialista esclarece também como fazer quando a propriedade não tem dívidas e vê uma oportunidade de formar um crédito novo para passar por essa situação com mais tranquilidade: “Com essa crise gerada pela pandemia do Coronavírus, o Banco Central do Brasil, criou uma série de mecanismos para dar mais dinheiro para o banco, ou seja, o banco agora tem mais dinheiro para emprestar. O banco quer emprestar para quem ele tem mais certeza que vai pagar. No caso do agronegócio, o banco tem mais confiança de emprestar.”

Para quem está com as parcelas do financiamento em dia ou não possui um financiamento, o especialista em gestão financeira dá a seguinte dica:

  • É uma boa estratégia você pegar um financiamento rural, desses em que a taxa de juros são mais normais do que o restante do mercado
  • Você tem que ter uma baita disciplina para aquele dinheiro ser uma reserva mesmo, não vale pegar e gastar com o questionável
  • Essa é uma estratégia que eu recomendo para quem está muito consciente do seu fluxo de caixa e para quem estiver tranquilo em relação ao endividamento

 

Obs: Esse dinheiro para o produtor tem que ser como um seguro.

Para o professor Paulo Machado, antes de pensar em financiamento, o indivíduo precisa avaliar se tem pelo menos três meses de caixa atual, prevendo que não vai ter nenhuma entrada de dinheiro nos próximos três meses e verificar se com esse caixa, consegue cobrir os gastos que são assumidos e necessários para os próximos 3 meses.

Se ele não tiver esse montante e não tiver nenhuma dívida em banco ou valores baixos, deveria tomar a atitude de fazer um financiamento e jogar esse dinheiro para o caixa.

 

Quer saber mais sobre gerenciamento de caixa da fazenda em tempos de crise?

CLIQUE AQUI

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.