*Texto baseado no podcast “Como gerenciar o caixa em tempos de crise” da Escola Agro+Lean, em abril de 2020.
Uma das funções mais importantes dos gestores é gerenciar o caixa, principalmente em tempos de crise. Acompanhar bem de perto e garantir uma estrutura organizada com rotinas e ferramentas adequadas pode garantir melhores resultados.
No podcast “Como gerenciar o caixa em tempos de crise”, da Escola Agro+Lean, conduzido por Henrique Marques e com a participação do professor Paulo Machado, o especialista financeiro Tomas Dreyfuss deu dicas para se trabalhar a rotina do caixa nas fazendas:
Registrar os gastos reais e também a previsão de receita real para aquilo que já tiver como real. E, caso precise, estimar em um cenário mais conservador.
Toda a segunda-feira, por exemplo, reúna as principais pessoas da fazenda com todas as contas que você tem para frente e decida quem, naquela semana, você vai estruturar e pagar, para fazer frente à sua receita. Isso para fazendas que não conseguem pagar todos os seus custos naquela semana.
Caso a crise esteja maior, é importante reunir a equipe com mais frequência.
Para Tomas, o segredo para se sair melhor no futuro, quando tudo passar, é olhar para frente, ter muita disciplina e tomar decisões de forma conjunta.
Tomas classifica os gastos da seguinte forma:
Ele destaca que, se for preciso fazer algumas negociações com fornecedores ou instituições financeiras, pode-se criar uma quarta categoria, que são os negociáveis. E ali, colocaria todo mundo com quem se vai negociar para aliviar o fluxo de caixa.
“Não coloque em negociávies, os fornecedores pequenos porque assim como você, precisam muito do caixa para seguir adiante. Coloque os fornecedores que são muitos grandes, que têm mais oportunidades. Com isso, você ajuda os pequenos fornecedores e ao mesmo tempo, os grandes fornecedores estão te ajudando a deixar a sua saúde financeira em dia.”
Segundo o professor Paulo Machado, essa categorização é feita em função do que se gasta que realmente gera valor para o seu cliente.
Para ele, cliente pode ser agrupado em 4 grandes grupos.
Paulo Machado diz que com a categorização, os gastos vão ser distribuídos nestas categorias, sempre lembrando o que é valor para esses 4 grandes grupos de interessados no negócio.
Com essa categorização, o gestor passa a ter mais segurança, clareza e facilidade para tomar a melhor decisão.
O professor também destaca: “Quando você joga para os negociáveis, isso não vai resultar em redução de custos de produção, porque você vai ter que pagar mais para frente. Agora, quando você elimina gastos é outra história, que são os gastos questionáveis. Esses gastos, sendo eliminados e visto que eles não criam e nem geram valor, eles vão levar a uma redução de custos de produção. E então começa uma parte de gestão financeira conectada a uma gestão da operação. Por isso é importante reunir toda a equipe para que essas decisões sejam tomadas.”
Manter a equipe reunida, engajada e motivada é sempre um grande desafio, principalmente em situações de crise. Mas é preciso manter o foco na certeza de que um funcionário motivado é sempre mais produtivo!
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