Blog

5 desafios do gerenciamento de caixa em tempos difíceis




5 desafios do gerenciamento de caixa em tempos difíceis*Texto baseado no podcast “Como gerenciar o caixa em tempos de crise” da Escola Agro+Lean, em abril de 2020.

Neste momento de dúvidas, incertezas e medo, é necessário ter um posicionamento ideal como gestor. E uma das funções mais importantes desses gestores no momento, é gerenciar o caixa.

As fazendas de leite estão lidando com a incerteza da demanda por parte dos laticínios e a incerteza da estabilidade dos preços dos insumos, o que gera medo e insegurança na gestão financeira, já que há o risco de ter que se trabalhar com margens mais apertadas.

No podcast “Como gerenciar o caixa em tempos de crise”, da Escola Agro+Lean, conduzido por Henrique Marques e com a participação do professor Paulo Machado e do especialista financeiro Tomas Dreyfuss, foram destacados os principais desafios atuais relacionados à gestão do caixa das fazendas leiteiras:

1° desafio: Olhar o caixa de perto

 

Para Tomas Dreyfuss, a melhor coisa a fazer hoje é trabalhar muito próximo à gestão de caixa. Principalmente em um momento como este, olhar o caixa de perto é fundamental.

2° desafio: Olhar o caixa daqui para frente 

 

Para o especialista, o grande desafio deste período é olhar o caixa daqui para frente porque há muitas incertezas, como por exemplo, se você vai deixar ou não de ter um cliente. 

Segundo o professor Paulo Machado, o que se vê normalmente é as pessoas olharem a gestão financeira pelo retrovisor. Esse é o tipo de forma de gerenciar uma empresa ou uma fazenda em que, a pessoa olha os gastos que ocorreram durante um passado recente e, a partir destes gastos, ela calcula custo de produção, faz o demonstrativo de resultado e calcula uma série de coeficientes. A partir destes indicadores, ela começa a tomar algumas medidas para reduzir o custo de produção e/ou aumentar a receita. 

E essas medidas são normalmente focando em:

  • Negociação com  fornecedores
  • Redução de preço de insumos por meio de troca de insumos
  • Redução do custo de mão de obra mandando pessoas embora

 

Coisas desse tipo, na verdade não resultam em menor custo de produção e em grande parte das vezes, resulta em redução de receita.

Em função disso, o professor ressalta que o modelo Agro+Lean, vem trabalhando uma forma diferente, olhando a gestão financeira da situação atual para frente e não para trás, e categorizando os gastos de uma maneira também muito mais lógica. 

Essa categorização está explicada de forma detalhada no curso EAD “Como gerenciar o caixa da fazenda” disponibilizado pelo modelo Agro+Lean. 

3° desafio: Estruturar bem a rotina do caixa

 

Trabalhar o caixa de forma estruturada nas fazendas não é a realidade da maioria, mas é fundamental, segundo Dreyfuss. Organizar as informações, estruturar uma rotina semanal e categorizar os custos são atividades fundamentais.

4°desafio: Estruturar as negociações

 

Deve-se, neste momento, acessar de maneira estruturada, as negociações para conseguir alongar e ganhar oportunidades de respirar durante um tempo para ficar mais seguro.

5° desafio: Manter o time!

 

Reduzir a mão de obra é a melhor opção? 

Para Tomas Dreyfuss, a pior coisa que se pode fazer agora é mandar gente embora. Ele destaca que é fundamental manter o time. É preciso mostrar que mesmo na crise você manteve no seu time. Essas pessoas serão seus defensores e irão trabalhar com outra perspectiva depois que tudo isso passar.  

Na hora que precisar retomar a produção para o mesmo patamar que você estava na pré-crise, até trazer alguém, treinar essa pessoa e colocá-la na cultura da fazenda, os concorrentes que mantiveram o time vão sair na sua frente.  


Em momentos difíceis, assim como em outros, as anomalias podem se tornar grandes inimigas da propriedade. Saiba como elas podem atrapalhar a rotina de produção na fazenda:

CLIQUE AQUI

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.