Quais são as disciplinas do Curso Técnico da FUNDAÇÃO ROGE?

Reconhecida como a primeira e única escola de Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, especializada em bovinocultura leiteira, a FUNDAÇÃO ROGE oferece disciplinas técnicas voltadas para esta área que são contextualizadas com as disciplinas do Ensino Médio, sempre direcionando os alunos para o aprendizado da rotina da fazenda. Conheça a seguir quais são essas disciplinas!

Disciplinas do Curso Técnico da FUNDAÇÃO ROGE

Gestão de fazendas

Desde o primeiro ano de curso os alunos têm a oportunidade de estudar conteúdos sobre gestão de fazendas leiteiras através de uma parceria com o Instituto Agro+Lean, onde o propósito principal é ensinar uma nova forma de pensar a atividade, uma nova cultura.

Neste contexto, os alunos aprendem a utilizar ferramentas de gestão que facilitam o trabalho e melhoram a rotina a cada dia, envolvendo a coleta de dados através dos indicadores, fluxo de caixa, procedimentos operacionais padronizados, método de análise e solução de problemas, entre outras ferramentas de gestão.

Cria e Recria

“As bezerras são o futuro da fazenda”. Esta frase é bastante utilizada, porém nem sempre realmente levamos a sério o que ela quer dizer, pois para se produzir boas vacas, é necessário investir nas fases anteriores. Isto é o que se aprende na disciplina de Cria e Recria.

Reprodução e Melhoramento Genético

Nesta disciplina, os alunos conhecem as formas de se obter as melhores bezerras para garantir a evolução e a qualidade do rebanho.

Anatomia de bovinos

Responsável por ajudar os alunos a entenderem como os animais se comportam e o que é considerado para se obter um animal ideal.

Segurança e Qualidade do Leite

A rotina de ordenha é conhecida dentro da disciplina Segurança e Qualidade do Leite, que cita desde as legislações vigentes que regem a produção leiteira e a produção de derivados, e a identificação de microrganismos causadores de mastite, até equipamentos de ordenha.

Ambiência , Bem-estar e Instalações Rurais

Para que as vacas realmente expressem seu máximo potencial produtivo é essencial que seja oferecido a elas condições favoráveis de bem-estar. Por isso, os alunos possuem essas matérias na grade curricular.

Nutrição de Bovinos Leiteiros

Colabora com o entendimento dos alunos em relação às exigências nutricionais dos bovinos.

Tecnologia do leite e Derivados

A matéria tem como objetivo ajudar os alunos a compreenderem como o leite é processado da porteira para fora.

Forragicultura I e II e Mecanização Agrícola

A produção de alimentos de qualidade é estudada dentro dessas disciplinas.

Gestão ambiental, Plano de Uso de Conservação do Solo e Topografia

Nessas matérias, são abordadas a importância de trabalhar a sustentabilidade ambiental, procurando o equilíbrio entre máxima eficiência produtiva e preservação do meio ambiente.

Para complementar e dar suporte às disciplinas citadas, a Fundação Roge oferece as disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Empreendedorismo, Economia Rural e Informática para os três anos do Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico.

Os alunos recebem uma formação completa e de excelente qualidade para atuarem como Técnicos em Agropecuária em propriedades leiteiras ou áreas afins.

Quer conhecer mais sobre o Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE?

CLIQUE AQUI

Leidiane Cristina Batista de Souza

Médica Veterinária, Pós-Graduada em Administração de Agronegócios e professora da disciplina MDA na Fundação Roge no curso Técnico em Agropecuária. Pelo convívio e envolvimento na atividade leiteira, considera que o sucesso da empresa está condicionado à capacitação gerencial com foco nas pessoas.