Gado de leite: Cuidados com a cria e recria

As fases de Cria e Recria são de grande importância na vida adulta dos bovinos de leite, merecendo atenção e alguns investimentos.

A Cria é a fase que vai do nascimento até a desmama. E a Recria é todo o período da pós desmama até o animal iniciar a atividade reprodutiva.

Na Cria, os cuidados com as bezerras devem começar bem antes do parto, ainda com a vaca gestante para que ela possa parir em boas condições. Um exemplo é o cuidado com vacinações estratégicas que implicarão diretamente na qualidade do colostro, primeiro alimento consumido pelas bezerras.

Cuidados com as bezerras recém-nascidas:

- Fornecer somente colostro de qualidade conferida;

- Fazer a cura do umbigo;

- Analisar o animal afim de saber se há alguma anormalidade;

Já os cuidados seguintes:

- Fornecer ração para estimular o desenvolvimento do rumem;

- Acompanhar o ganho de peso dos animais.

Ao longo de seu desenvolvimento, bezerras e novilhas precisam de alimento de qualidade para que cheguem a um peso e idade estratégicos.   Nas fases de Cria e Recria, também deve-se ter muito cuidado com as doenças de ocorrência mais comum, como:

Doenças mais comuns na Cria:

• Pneumonia;
  • Diarréia;
  • TPB(Tristeza Parasitaria Bovina).
  • Papilomatose;

Doenças mais comuns na Recria:

• Papilomatose;
  • Raiva;
  • Febre Aftosa;
  • Brucelose;
  • Botulismo;
  • TPB(tristeza parasitaria bovina).

Autores do texto: Alunos do Curso Técnico de Agropecuária – Projeto Cria e Recria

Supervisão: Prof. Natan Rodrigues Ferreira de Melo e Silva

Que tal se especializar na pecuária de leite? Nós podemos te ajudar através do Clube Leiteiro:

New call-to-action