
O MDA (Master Dairy Administration) é um sistema de gerenciamento de fazendas de leite idealizado pelo professor Paulo Machado baseado na filosofia Lean, utilizada por diversas empresas consideradas potências mundiais.
Desenvolvido para gestão de fazendas de leite, o MDA tem foco em gestão de pessoas, amparado por ferramentas que auxiliam na eliminação de barreiras e favorecem a motivação e o engajamento dos funcionários. Isso cria um fluxo de trabalho mais rápido, melhor e mais fácil sem desperdícios, o que gera valor para o cliente. Além disso, o MDA pode ser aplicado em diferentes sistemas produtivos, como criação de gado leiteiro, pastejo rotacionado e confinamento de gado, adaptando-se às necessidades e características de cada propriedade.
Ainda nos dias atuais as fazendas de leite são vistas pelos próprios produtores, como meras propriedades onde é realizado a produção de leite de vaca, um alimento de baixa qualidade e baixo valor agregado que possui uma pequena remuneração frente ao alto custo de insumos quando se trata, principalmente, da alimentação do rebanho.
Talvez por uma questão cultural, até então, acredita-se que as pessoas envolvidas na atividade leiteira são, na maioria das vezes, de baixa escolaridade e pouco capacitadas profissionalmente, por isso são impedidas de criar, de opinar e de se sentirem donos de suas tarefas.
Quem melhor entende de uma tarefa se não aquela pessoa que a executa todos os dias? A valorização e capacitação desses colaboradores são essenciais para garantir a gestão de pessoas eficiente e a continuidade do negócio leiteiro.
Está é a proposta do Agro + Lean, aqui representado pelo sistema MDA: uma nova forma de pensar. O objetivo é transformar a mentalidade do produtor e modernizar as fazendas, tornando-as mais competitivas no mercado do leite.
Não se conformar ao ver que algo pode e deve ser feito para mudar o cenário que vivemos onde inúmeros produtores estão deixando a atividade. As propriedades leiteiras devem ser vistas como empresas estruturadas, formadas por trabalhadores que produzem um alimento de qualidade.
O Brasil tem um grande potencial para atingir o patamar de maior produtor mundial de leite. A tecnologia, cada vez mais avançada, trabalha a nosso favor. Porém, de nada adianta se não focarmos na gestão de pessoas — são elas que fazem a engrenagem girar e que garantem o sucesso da fazenda de leite.
O MDA desafia os envolvidos com o agronegócio a pensarem diferente para agirem diferente. É uma longa jornada e mudar é difícil, mas para caminhar em direção à mudança, basta dar o primeiro passo.
Uma das dicas mais importantes do MDA é compartilhar os resultados e desafios com as equipes de trabalho da fazenda, fortalecendo o espírito de equipe e a cultura da melhoria contínua, garantindo a continuidade e prosperidade do negócio leiteiro.
 
            Médica Veterinária, Pós-Graduada em Administração de Agronegócios e professora da disciplina MDA na Fundação Roge no curso Técnico em Agropecuária. Pelo convívio e envolvimento na atividade leiteira, considera que o sucesso da empresa está condicionado à capacitação gerencial com foco nas pessoas.
   
Rua Paulino de Faria, 1269
     Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
 +55 (35) 99853-3466
