Sistema MDA: uma nova forma de pensar a gestão de fazendas de leite

Sistema MDA: uma nova forma de pensar a gestão de fazendas de leiteO MDA (Master Dairy Administration) é um sistema de gerenciamento de fazendas idealizado pelo professor Paulo Machado baseado na filosofia Lean, utilizada por diversas empresas consideradas potências mundiais.

Desenvolvido para fazendas leiteiras, o MDA tem foco em gestão de pessoas, amparado por ferramentas que auxiliam na eliminação de barreiras e favorecem a motivação e o engajamento dos funcionários, isto cria um fluxo contínuo de trabalho mais rápido, melhor e mais fácil sem desperdícios, o que gera valor para o cliente.

“Atividade sem retorno e sem profissionalização”. Será?

Ainda nos dias atuais as fazendas de leite são vistas pelos próprios produtores, como meras propriedades onde se produz um alimento de baixa qualidade e baixo valor agregado que possui uma pequena remuneração frente ao alto custo de insumos quando se trata, principalmente, da alimentação do rebanho.

Talvez por uma questão cultural, até então, acredita-se que as pessoas envolvidas na atividade são, na maioria dos casos, de baixa escolaridade e pouco capacitadas profissionalmente, por isso são impedidas de criar, de opinar e de se sentirem donos de suas tarefas. Quem melhor entende de uma tarefa senão aquela pessoa que a executa todos os dias?

O mundo mudou e nós precisamos mudar!

Está é a proposta do Agro+Lean, aqui representado pelo sistema MDA: uma nova forma de pensar. Não se conformar ao ver que algo pode e deve ser feito para mudar o cenário que vivemos onde inúmeros produtores estão deixando a atividade. As propriedades leiteiras devem ser vistas como empresas, formadas por pessoas que trabalham para produzir um alimento de qualidade.

Foco nas pessoas!

O Brasil tem um grande potencial para atingir o patamar de maior produtor mundial de leite. A tecnologia cada vez mais avançada, trabalha a nosso favor, porém, de nada adianta se não tivermos o foco nas pessoas, são elas que fazem a engrenagem girar.

O MDA desafia os envolvidos com o agronegócio para que se permitam pensar diferente para agir diferente. É uma longa jornada e mudar é difícil, mas para caminhar em direção à mudança, basta dar o primeiro passo.

Uma das dicas mais importantes do MDA é compartilhar os resultados e desafios com as equipes de trabalho da fazenda.

Leidiane Cristina Batista de Souza

Médica Veterinária, Pós-Graduada em Administração de Agronegócios e professora da disciplina MDA na Fundação Roge no curso Técnico em Agropecuária. Pelo convívio e envolvimento na atividade leiteira, considera que o sucesso da empresa está condicionado à capacitação gerencial com foco nas pessoas.