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Como ser um gestor de sucesso no mercado do leite




Como ser um gestor de sucesso no mercado do leiteO agronegócio tem ocupado cada vez mais destaque na economia brasileira não só pela sua representatividade no PIB – Produto Interno Bruto, mas também pelas constantes inovações em termos de sistemas de produção e qualidade dos produtos.

No mercado do leite a produção e a comercialização do produto também têm sofrido mudanças positivas para atender aos novos padrões técnicos e legais e também às exigências do mercado consumidor.

O profissional engajado ao setor leiteiro tem consciência de que, os desafios para exercer esta atividade tão complexa, que é a produção de leite, são pequenos se comparados às inúmeras oportunidades de crescimento e evolução que o negócio leiteiro oportuniza.

Atualmente a produção de leite é realizada em diferentes formas e sistemas, em propriedades de diversos tamanhos, com sistemas produtivos tanto com altos níveis tecnológicos quanto de formas menos tecnificadas.

Características fundamentais de um bom gestor

 

Independentemente do tamanho da empresa rural de leite e do grau de tecnificação da propriedade, o produtor engajado nesta área precisa ser provido de algumas características que são determinantes para o sucesso do seu negócio:

1) Visão de “empresa rural” 

O gestor do negócio precisa ver a fazenda como uma empresa rural. É importante que ele controle as receitas e as despesas mensais e projete, de forma gradativa, metas quantitativas e qualitativas possíveis de serem alcançadas. 

2) Uso de tecnologia 

Os custos para a produção de leite estão cada vez mais elevados, principalmente com alimentação do rebanho e mão de obra qualificada. Isso requer eficiência por parte do gestor da fazenda que precisa  otimizar estes custos e tomar decisões acertadas em busca de resultados financeiros positivos. É importante ressaltar que o uso de tecnologias nem sempre é sinônimo de automação, mas diz respeito ao conjunto de medidas e soluções que buscam aumento de produtividade, aliado ao manejo sustentável e redução de custos.

3) Abertura para sempre aprender e se especializar 

Independentemente do tamanho da empresa rural, nos dias atuais todo profissional engajado consegue acesso a conhecimentos técnicos seguros e de qualidade para implantar e gerir um sistema de produção harmônico com o meio ambiente, eficiente em termos produtivos e  ajustado às normativas legais.

4) Valorização do capital humano 

As pessoas são o maior ativo de qualquer empresa. O gestor precisa cuidar da “felicidade” dos seus colaboradores, os quais precisam ter clareza do seu papel e ver sentido no que fazem. O reconhecimento do trabalho de cada colaborador por parte do gestor reforça o engajamento de cada um e melhora os resultados do negócio rural. 

 

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Carmem Lúcia Ferreira Alves

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.