O agronegócio tem ocupado cada vez mais destaque na economia brasileira não só pela sua representatividade no PIB – Produto Interno Bruto, mas também pelas constantes inovações em termos de sistemas de produção e qualidade dos produtos.
No mercado do leite a produção e a comercialização do produto também têm sofrido mudanças positivas para atender aos novos padrões técnicos e legais e também às exigências do mercado consumidor.
O profissional engajado ao setor leiteiro tem consciência de que, os desafios para exercer esta atividade tão complexa, que é a produção de leite, são pequenos se comparados às inúmeras oportunidades de crescimento e evolução que o negócio leiteiro oportuniza.
Atualmente a produção de leite é realizada em diferentes formas e sistemas, em propriedades de diversos tamanhos, com sistemas produtivos tanto com altos níveis tecnológicos quanto de formas menos tecnificadas.
Independentemente do tamanho da empresa rural de leite e do grau de tecnificação da propriedade, o produtor engajado nesta área precisa ser provido de algumas características que são determinantes para o sucesso do seu negócio:
1) Visão de “empresa rural”
O gestor do negócio precisa ver a fazenda como uma empresa rural. É importante que ele controle as receitas e as despesas mensais e projete, de forma gradativa, metas quantitativas e qualitativas possíveis de serem alcançadas.
2) Uso de tecnologia
Os custos para a produção de leite estão cada vez mais elevados, principalmente com alimentação do rebanho e mão de obra qualificada. Isso requer eficiência por parte do gestor da fazenda que precisa otimizar estes custos e tomar decisões acertadas em busca de resultados financeiros positivos. É importante ressaltar que o uso de tecnologias nem sempre é sinônimo de automação, mas diz respeito ao conjunto de medidas e soluções que buscam aumento de produtividade, aliado ao manejo sustentável e redução de custos.
3) Abertura para sempre aprender e se especializar
Independentemente do tamanho da empresa rural, nos dias atuais todo profissional engajado consegue acesso a conhecimentos técnicos seguros e de qualidade para implantar e gerir um sistema de produção harmônico com o meio ambiente, eficiente em termos produtivos e ajustado às normativas legais.
4) Valorização do capital humano
As pessoas são o maior ativo de qualquer empresa. O gestor precisa cuidar da “felicidade” dos seus colaboradores, os quais precisam ter clareza do seu papel e ver sentido no que fazem. O reconhecimento do trabalho de cada colaborador por parte do gestor reforça o engajamento de cada um e melhora os resultados do negócio rural.
O agronegócio é responsável por criar grandes oportunidades de emprego. Quer saber quais são as carreiras promissoras nesta área?
Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.
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