Como monitorar a eficiência no período de transição?

Como monitorar a eficiência no período de transiçãoNo período seco e período de transição, muitas mudanças devem ser acompanhadas de perto, pois afetam diretamente a produção e reprodução futura do rebanho.

As técnicas em agropecuárias, formadas pela Academia do Leite/FUNDAÇÃO ROGE, Carla Santos e Vitória Souza, desenvolveram uma forma de monitorar índices importantes destes períodos para diagnosticar situações e tomar decisões de forma mais precoce.

Aprenda como as planilhas eletrônicas ajudam muito nos controles financeiros da fazenda clicando aqui!

Período seco

É a fase de preparação para a próxima lactação, 60 dias antes do parto. É fundamental para a mantença, crescimento do feto, para que a glândula mamária regenere os tecidos secretores de leite e acumule grandes quantidades de anticorpos, proporcionando maior qualidade e produção de colostro, que é a primeira secreção produzida pela glândula mamária após o parto do animal, sendo a única fonte de imunoglobulinas, nutrientes, hormônios e fatores de crescimento nos primeiros dias de vida do neonato.

Período de transição

É uma fase de baixo consumo alimentar. A vaca mobiliza suas reservas, acarretando um estresse metabólico, gerando a necessidade de introdução de uma dieta proteica como alternativa. É um período de grandes desafios como o Balanço Energético Negativo (BEN) e o Balanço Proteico Negativo (BPN).

Sobre o monitoramento nessa fase

Segundo Carla e Vitória, “um programa de monitoramento tem por objetivo fazer o diagnóstico de uma situação de forma mais precisa e precoce. Ele deve ser capaz de identificar enfermidades clínicas e subclínicas.(...) e deve ser um processo contínuo”.

Planilha de monitoramento

As técnicas desenvolveram uma planilha para auxiliar os produtores das fazendas de leite no monitoramento da eficiência no período de transição, orientando quais dados devem ser controlados e observados, e como fazer isso.

Os parâmetros de acompanhamento definidos na planilha são:

1- Dados gerais do rebanho (data de parto, previsão de parto, ECC, DEL, enfermidades, etc.)
2- Dados individuais de cada animal
3- PH urinário
4- Escore de Condição Corporal no pré-parto
5- Sobras no cocho
6- Escore de fezes
7- Escore de Condição Corporal no pós-parto
8- Silagem

Clique aqui para baixar a planilha completa para usar na fazenda!

Com esses parâmetros registrados corretamente, acompanhados e analisados constantemente, é possível antecipar ações e garantir que os impactos negativos das mudanças desse período sejam os menores possíveis.

Quer aprender mais sobre os impactos do período de transição e sua importância na produtividade do rebanho leiteiro?