Blog

Como usar planilhas eletrônicas no controle financeiro da fazenda




Como usar planilhas eletrônicas no controle financeiro da fazendaTexto baseado no Trabalho de Formação Técnica: “CONTROLE FINANCEIRO DE PROPRIEDADES LEITEIRAS POR MEIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS”, do aluno Tailon Amaral Carvalho, da Academia do Leite/Fundação Roge, orientado pelo professor Thiago Morais Duarte em novembro de 2019.

Todo administrador rural busca resultados compensatórios que dependem muito da gestão de pessoas e dos recursos. Em todo o processo, busca reduzir custos e aumentar a lucratividade. Registrar, acompanhar e analisar dados coletados em cada área e em cada etapa é fundamental na tomada de decisões. Nesta função, planilhas eletrônicas são ferramentas que podem ajudar muito.

Os registros eletrônicos em pequenas propriedades

 

Em pequenas propriedades rurais, o registro de forma manual ainda é muito comum. O que esses gestores talvez não saibam é que o registro eletrônico pode ser mais simples do que imaginam, e que pode ajudar muito no planejamento de metas e objetivos, dando conta de um volume maior de dados. Também pode ser feito sem custos e a agilidade e precisão na análise com certeza são maiores.  Com a informatização na agropecuária, por exemplo, problemas nos processos podem ser identificados com maior rapidez e precisão. 

Importância do controle financeiro
 
  • Permite clareza na observação das entradas e saídas
  • A partir do controle diário, facilita a análise e o planejamento

 

Frequência dos registros

 

É importante separar os controles diários dos controles mensais. Essas informações precisam ser registradas de forma sistemática e contínua. Somente após períodos maiores será possível avaliar tendências e pensar em mudanças.

Controles diários:

  • Demonstram de forma rápida e clara;
  • Sua necessidade de informação é imediata;
  • Auxiliam nas decisões rápidas.

 

Controles mensais:

  • Apresentam uma visão de conjunto e de relevância;
  • Relacionam-se com os movimentos mensais das demais contas ;
  • São fundamentais para o acompanhamento e controle dos recursos.

 

Que tipo de planilhas podem ser usadas?

 

De acordo com o Trabalho de Formação Técnica de Tailon Carvalho, é importante acompanhar: Despesas / Receitas / Leite / Fluxo de caixa, o que pode ser feito em planilhas simples, de acordo com seus modelos criados abaixo:

Planílha 1

 

Planilha 2

 

planilha 5

 

 

planilha 7

 

Você pode acessar os modelos de planilha em Excel criados por Tailon Carvalho clicando aqui: Modelos de Planilhas Financeiras para Fazendas de Leite.

 

 

A tecnologia está cada vez mais ganhando espaço e trazendo bons resultados para a Agropecuária. 

Saiba mais

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.