Dicas para fazer o controle leiteiro na fazenda

Dicas para fazer o controle leiteiro na fazendaControle leiteiro é uma ferramenta de manejo para avaliar a evolução da produção de leite das vacas em lactação. Por meio desta, é possível ter uma estimativa segura da produtividade de cada animal.

Por que fazer o controle leiteiro?

Este controle deve ser feito com todos os animais em lactação. Permite avaliar se o animal de alta produção está produzindo bem, se o animal de baixo potencial pode melhorar a produção através da nutrição ou manejo.  Ainda são poucas as propriedades leiteiras que adotam essa ferramenta, alguns produtores costumam medir a produção, de vez em quando, obtendo a informação do que o animal está produzindo naquele dia, sem usar esses dados para outro tipo de controle mais completo e útil.

Resultados de pesquisas nos Estados Unidos indicam que os rebanhos participantes do controle leiteiro têm maior produtividade por vacas do que aqueles que não o executam, isto é,  devido ao retorno em informações que lhes possibilitam aplicar as vantagens do controle leiteiro. Conheça algumas dessas vantagens:

Fornecer alimentos de acordo com a produção
O fornecimento de alimentos, principalmente o concentrado, deve ser de acordo com a produção de leite. Quanto maior for a produção, maior será o consumo de alimentos. Ao conhecer o potencial de produção de uma vaca, a quantidade de alimentos será o suficiente para cada uma, resultando em maiores produções e menores custos.

Conhecer o potencial genético dos reprodutores usados nas fazendas
O melhoramento genético é decorrente do acasalamento dos melhores animais. O controle leiteiro permite calcular a produção de uma vaca durante toda a lactação, essa produção é utilizada para se estimar o valor genético dessa vaca, usando modelos estatísticos específicos. Assim, conhecer os melhores animais e o seu valor genético, garante ao produtor selecionar os melhores e usá-los nos acasalamentos.

Secar vacas de produção muito baixa
A secagem da vaca deve ocorrer, independentemente da produção, 60 dias antes do parto, para o necessário descanso. Na utilização da ferramenta detecta-se a produção do animal, e caso seja baixa, é recomendado secar, pois o concentrado que vacas de baixa produção recebem passa a ser fornecido a outras de maior produção.

Como fazer o controle leiteiro

Conheça algumas dicas da Embrapa Gado de Leite para executar o controle leiteiro:

1- O leite de cada vaca deve ser pesado mensalmente, com o uso de balanças precisas, admitindo-se um intervalo entre controles, de 15 a 45 dias.

2- O controle leiteiro deve ser feito em duas ou três ordenhas diárias, conforme o sistema adotado na propriedade, e em quaisquer dos casos recomenda-se fazer a esgota total na tarde anterior ao dia do controle leiteiro.

3- O controle deve ser feito em todas as vacas em lactação do rebanho e por controladores credenciados pelas organizações responsáveis pelo Serviço de Controle leiteiro, para serem oficializados, ou pelo próprio criador, para uso próprio ou em pesquisa.

4- Ao iniciar o controle leiteiro em um rebanho, recomenda-se controlar inicialmente apenas as vacas recém-paridas, isto é, com mais de cinco e menos de 45 dias pós-parto, que serão controladas até o fim desta lactação. Mensalmente, novas vacas recém-paridas entrarão em controle e, ao final de aproximadamente, um ano, todas as vacas já estarão sob controle leiteiro.

5- Todos os animais devem ser bem identificados, fazendo-se uso de brinco na orelha, ou marcação a ferro, para que as anotações sejam precisas.

6- Como a produção é medida em 24h, recomenda-se, dentro do possível, um intervalo próximo a 12 horas entre as duas ordenhas e oito horas entre as três ordenhas, para melhor padronização dos dados.

7- Recomenda-se como ideal que, tanto na ordenha de esgota como nas ordenhas de controle leiteiro, as vacas sejam ordenhadas aleatoriamente, isto é, sem nenhuma preferência para determinadas vacas serem ordenhadas no início ou no fim da ordenha.

8- As ordenhas devem ser completas, ou seja, retirar todo o leite possível.

9- As produções de leite em cada ordenha, assim como o sistema de alimentação e ocorrências diversas observadas no intervalo de um controle com o anterior devem ser anotadas individualmente, para que sejam analisadas.

10- Sempre que possível, coletar amostra individual do leite para determinação de gordura, proteína, lactose ou outro tipo de análise, como exemplo a contagem de células somáticas. Deve-se utilizar frascos apropriados, limpos, previamente marcados com as proporções de leite a serem coletadas em cada ordenha, e devidamente etiquetados para identificação de animais, e enviados para análise no laboratório, cooperativa mais próxima, ou na própria fazenda.

5S também é uma ferramenta de gestão que pode ser aplicada na fazenda: