5 Passos para a secagem de vacas leiteiras

5 Passos para a secagem de vacas leiteirasA secagem das vacas leiteiras é um processo que interrompe a lactação, ou seja,o animal não pode ser ordenhado. Secar uma vaca é importante para a regeneração dos tecidos secretores do leite, que dura 60 dias e que ocorre entre o fim da lactação e o parto. A secagem da vaca resulta principalmente em uma maior produção de colostro.

Por que secar uma vaca?

Quando a vaca leiteira está gestante, o desenvolvimento do feto exige que grande parte dos nutrientes consumidos sejam revertidos para a gestação. Se o animal, além de gestante, estiver em lactação, o desgaste será muito maior, gerando problema para a cria, e consequentemente prejuízos ao produtor leiteiro.

É comum também o processo de secagem em animais de baixa produção economicamente inviáveis mesmo em lactação, já que os investimentos são altos na mão de obra, no manejo e em outros fatores.

Qual é o melhor momento para secar uma vaca?

Quando o motivo for o parto, a secagem deve ser realizada no sétimo mês de gestação, ou seja, 60 dias antes do parto.

Caso o motivo seja a baixa produção de leite, o critério dependerá do produtor, já que só ele pode analisar o rendimento econômico do animal.

Como fazer a secagem?

O processo de secagem é simples e não gera nenhum problema ao feto. Baseia-se em alterar de uma única vez os principais fatores que influenciam na produção de leite. A Embrapa recomenda que a secagem deve ser feita da seguinte maneira:

1) Teste de Mastite

Verificar no início da secagem se a vaca não está com mastite. Se o teste der negativo a vaca está apta para o processo de secagem, caso o contrário deve ser tratada a mastite.

2) Aplicação do antibiótico

Deve-se esgotar bem o úbere da vaca. Em seguida, coloque em cada teto um antibiótico de longa duração, próprio para este período de secagem da vaca, e indicado por um profissional qualificado.

3) Transfira o animal para outro local

Transfira a vaca do local onde está acostumada com a ordenha e leve-a para um piquete ou pasto, afastado do curral e do estábulo. A alimentação deve ser regrada, sem o fornecimento de concentrado. Porém, é preciso oferecer água em grande quantidade.

4) Não ordenhe!

O produtor não deve ordenhar o animal mesmo que o úbere esteja cheio de leite, e isso não afetará a saúde da vaca, pois seu organismo absorverá o próprio leite. Entretanto, é importante observar diariamente o úbere para verificar se está avermelhado ou dolorido, algo muito raro de acontecer. Caso esteja inflamado, deverá ser tratado até que a mamite seja curada.

5) Rotina normal após a secagem

Após duas semanas, a vaca não produzirá mais leite e a secagem estará completa. Assim, o produtor poderá retomar o fornecimento da alimentação adequada para o período do pré parto.

Mesmo nos métodos mais simples de manejo como esse é importante que o produtor leiteiro busque recomendações de profissionais que tenham conhecimento técnico.

Conheça os principais cuidados que devem ser tomados no período seco para garantir uma boa produção de leite:

Clique aqui e saiba mais