3 Grandes desafios do período de transição

cow-4269568O que é o período de transição para o rebanho leiteiro?

É o período entre a terceira semana pré-parto a terceira semana pós-parto (Grummer, 1995). Uma fase crítica em que o animal sofre grandes alterações metabólicas e fisiológicas, prepara-se para o parto e a futura lactação e ainda está sujeito a algumas doenças como a hipocalcemia e a cetose.

É preciso dar muita atenção ao rebanho neste espaço de tempo para garantir boa produção, bons índices de reprodução e ausência de doenças.

Alguns dos principais desafios que podem estar presentes nesse período são:

1- Perda de peso

Durante este período, o consumo alimentar está diminuindo e a demanda energética está aumentando, principalmente devido ao início da lactação. Então, como minimizar a redução do consumo e consequentemente menor ocorrência de distúrbios metabólicos? Algumas dicas, segundo o médico veterinário Salomão Gabriel de Sales, são:

• Evitar a superlotação
  • Fornecer espaço de cocho adequado
  • Evitar o estresse, muito importante nesse processo
  • Manter os mesmos ingredientes pré e pós-parto
  • Água à vontade e de boa qualidade
  • Conforto

2- Queda da imunidade

A imunidade representa a proteção a doenças, mais especificamente a doenças infecciosas. O sistema imune combate os corpos estranhos. Toda vez que o animal perde peso sua imunidade cai, o que geralmente acontece com as vacas no período de transição e favorece o surgimento de muitas doenças como hipocalcemia, cetose, retenção de placenta e mastite.

O veterinário Rodrigo Ventura destaca que algumas condições podem afetar a imunidade no período de transição são:

• Nutrição inadequada
  • Balanço energético negativo
  • Estresse
  • Prenhez
  • Idade
  • Clima calórico

O aumento da imunidade das vacas neste período pode ser garantido portanto, através da alimentação adequada, da vacinação e da vermifugação, além de cuidados que garantam o conforto animal.

3- Estresse

O estresse libera mediadores químicos que podem diminuir a imunidade. Segundo uma matéria de Marcos Veiga dos Santos na revista Milkpoint  “O impacto do estresse nos animais de produção pode ser entendido considerando-se três diferentes componentes:

• a percepção do animal quanto à origem do estresse
  • a sua resposta fisiológica
  • conseqüências de longo prazo da resposta do animal

Algumas condições de manejo que causam estresse são:

• Mudança da vaca para um lugar estranho
  • Barulho de máquinas ou de animais domésticos
  • A ordenha
  • Tratamento dos animais ao mudar de um local para o outro

Garantir o bem estar animal para evitar estresse depende de detalhes importantes, como por exemplo, fornecer sombra, água de qualidade, espaço e rotina.

O período de transição é essencial para o sucesso da lactação, produção e consequentemente a lucratividade da propriedade. Investir em ações de prevenção neste período certamente aumenta as chances de sucesso na produção e reduz gastos com tratamentos futuros, principalmente de doenças.

A Cetose é uma das principais doenças do período de transição. Quer saber mais sobre essa doença e como evitá-la?