Blog

Uso de aplicativos na gestão de fazendas de leite




Uso de aplicativos na gestão de fazendas de leiteGerir uma fazenda não é tarefa fácil, o produtor leiteiro sabe o desafio que é fazer o gerenciamento de todos os processos da propriedade, principalmente sem a ajuda de especialistas ou sem uma ferramenta de suporte. 

Cada dia mais, torna-se comum o uso de aparelhos móveis no campo que auxiliam a gestão, pois proporcionam a interação com diversas pessoas e podem facilitar a organização das práticas rotineiras da propriedade. Para melhorar o monitoramento das atividades, o mercado agropecuário vem oferecendo diferentes tecnologias para o campo, como softwares e aplicativos que otimizam o tempo e contribuem para o aumento da produtividade, além de ser acessíveis devido ao baixo custo ou custo zero.

Vantagens do uso de aplicativos no campo

 

De acordo com Leandro S. Kalbusch, em artigo na revista Balde Branco,  são muitas as vantagens que os app podem oferecer, já que várias atividades operacionais e gerenciais podem ser acompanhadas em tempo real pelo produtor no seu celular:

  • monitoramento do gado
  • gerenciamento do rebanho
  • avaliação da produção individual de cada animal
  • análise da qualidade do leite
  • controle da vacinação
  • análise dos dados de saúde
  • acesso a bancos de inseminação
  • gerenciamento de custos e lucros da atividade
  • entre outros
 
Aplicativos e Softwares disponíveis no mercado

 

O artigo ainda cita alguns aplicativos que já estão disponíveis no mercado e que já contribuem para a gestão das fazendas, influenciando na produtividade da atividade leiteira.

Controle MDA: É um sistema de informação para empresas produtoras de leite, criado pela Clínica do Leite, focado no gerenciamento prático da propriedade. O software possui todas as ferramentas necessárias para que o produtor implante o sistema MDA (Master Dairy Administration) e gerencie sua fazenda. As ferramentas mapeiam as atividades e os principais ícones são: controle zootécnico, controle financeiro, monitor das tarefas, indicadores gerenciais, relatório gerencial e o simulador MDA. O software é pago e está disponível no site da Clínica do Leite: http://clinicadoleite.com.br/index.php/controle-mda-agenda/.

Leigado: O software para gado leiteiro, é um sistema online de gestão de propriedades leiteiras divididos em seis módulos: produção, reprodução, manejo, financeiro, zootécnico, sanitário. A coleta de dados pode ser online e offline, o sistema se destaca pela linguagem simples. Recentemente foi lançado o app para facilitar o envio de dados do produtor através do celular. O software está disponível no site: http://www.leigado.com.br/#, inicialmente o acesso é gratuito, depois é cobrado uma taxa a partir do número de vacas leiteiras.

BovControl: é um aplicativo de coleta e análise de dados para melhorar a performance da produção de leite e melhoramento genético. O controle do rebanho é realizado a partir das características dos animais, quantidade e informações sobre a cria podem ser facilmente monitoradas e além de outros recursos. A ferramenta é gratuita e está disponibilizada para Android.

Gisleite: é um sistema desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite, em que o intuito é orientar o produtor na gestão das atividades de produção em relação ao manejo e desempenho do rebanho. O software  está baseado em quatro módulos gestão zootécnica, gestão da qualidade do leite, gestão econômica e rastreabilidade.  O acesso pode ser feito gratuitamente no site: http://gisleite.cnpgl.embrapa.br.

Ideagri: é uma ferramenta de gestão que oferece ao fazendeiro uma visão ampla dos negócios da fazenda através da gestão econômica e financeira. O sistema disponibiliza diversos indicadores para o gerenciamento das propriedades, tais como: estoque de rebanho, taxa de mortalidade, intervalo entre partos, entre outros. Para ter acesso ao software é preciso adotar um plano disponível no site: http://ideagri.com.br/plus/.

Inovaleite: desenvolvido pela Agroinova Tecnologia, essa versão é sincronizada com a internet, sendo possível o acesso em qualquer lugar basta ter um dispositivo conectado a internet. Através dessa ferramenta o produtor pode monitorar a fazenda a distância, por meio, de relatórios gerenciais enviados diariamente.

4milk: é um aplicativo que permite a gestão do rebanho, produção e sanidade dos animais. A grande vantagem é que pode ser utilizado de forma online e off-line. As informações são enviadas para uma nuvem digital e quando conectados com a internet ficam armazenados. Dentre os recursos proporcionados aos usuários estão: acompanhamento do crescimento dos animais, ciclo reprodutivo, sanidade, vendas de animais ou produtos, outros. É gratuito e está disponível na plataforma Android e IOS.

Portal Vertical: desenvolvido pela Universidade de Passo Fundo - RS oferece informações sobre a qualidade do leite. Um ponto interessante é que o produtor fica sabendo se a produção do leite de qualidade está nos parâmetros da legislação. Caso não esteja, são mostradas as possíveis soluções do problema. Além de ser gratuito, está disponível para Android e IOS.

Rebanho Leiteiro: destinado a consultores e criadores de gado leiteiro, o objetivo é gerenciar o rebanho. Possui ficha completa dos animais com foto, sistema de inseminações artificiais com estoque de sêmen, controle leiteiro completo, relatórios em excel por e-mail. O aplicativo está disponível no play store e a versão é Android.

 

A tecnologia está cada vez mais presente no campo, tanto nas atividades gerenciais quanto nas operacionais, como no caso da ordenha robotizada:

Saiba mais

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.