Blog

O início da jornada MDA em fazendas de leite




O início da jornada MDA em fazendas de leite Painel de indicadores - Créditos da imagem: Agro+Lean

Para começar a implantação do sistema MDA, é necessário escolher um território, aqui definido como sendo os diversos setores da fazenda. Lembrando que a primeira mudança deve ser no jeito de pensar, pensar diferente e internalizar os princípios gerenciais, só assim poderemos seguir na jornada para formar um time com uma cultura Lean evidente, onde todos trabalham juntos para construir o sucesso todos os dias, procurando melhorar sempre.

O sistema de produção de leite e seus territórios

 

Toda fazenda, seja ela de grande, médio ou pequeno porte é dividida em setores ou territórios. Temos por exemplo, bezerreiro, recria, maternidade, ordenha, central de alimentos, oficina, entre outros. Cada propriedade define seus territórios conforme o necessário. Dando suporte a todos os demais, temos o setor administrativo.

O território escolhido para se iniciar o processo de implantação das ferramentas de gestão do MDA, deve ser aquele onde se trabalha menos pessoas, pois será mais fácil mudar o comportamento e capacitar poucas pessoas por vez. Não tente fazer tudo de uma só vez porque não funciona, em longo prazo não se sustenta, é preciso dar um passo de cada vez, tanto que em média as fazendas levam em torno de cinco anos para atingir a maturidade gerencial.

Escolha o território onde trabalham pessoas proativas

 

Procure escolher aquele território onde as pessoas sejam mais receptivas a novas ideias, tenham mais facilidade para assumir responsabilidades, tomam decisões, procuram alternativas e controlam melhor seus sentimentos.

Normalmente os gestores iniciam o processo pelo território administrativo, pois é onde eles têm maior influência, basta mudar a si mesmo. Quando o primeiro território já estiver praticando as ferramentas sugeridas pelo sistema MDA (5S, anotação de anomalias, indicadores e reunião diária) as demais pessoas da fazenda irão notar as mudanças e as próprias vão começar a se interessar pela novidade e desta maneira a implantação do sistema seguirá, território por território, um de cada vez, até que a nova cultura esteja impregnada na fazenda.

 

Quer conhecer quais são os princípios do sistema MDA para a gestão de fazendas de leite?

Clique aqui

 

 

 

Leidiane Cristina Batista de Souza

Leidiane Cristina Batista de Souza

Médica Veterinária, Pós-Graduada em Administração de Agronegócios e professora da disciplina MDA na Fundação Roge no curso Técnico em Agropecuária. Pelo convívio e envolvimento na atividade leiteira, considera que o sucesso da empresa está condicionado à capacitação gerencial com foco nas pessoas.