Robôs que tiram leite. Já ouviu falar?

Com o desenvolvimento acelerado do agronegócio brasileiro o sucesso da atividade leiteira depende cada vez mais de investimentos na profissionalização dos processos. O mercado consumidor está muito exigente, os custos e a mão de obra qualificada são grandes desafios. Os proprietários de fazendas de leite, diante desse cenário, estão mais atentos e conscientes em relação às novas tecnologias, como por exemplo, a ordenha robótica. Tecnologia já utilizada há mais tempo na Europa, robôs especializados na ordenha já garantem o sucesso de muitas fazendas também aqui no Brasil.

Como funciona a ordenha robotizada?

Basicamente, o robô possui um braço mecânico que realiza todas as atividades do processo de ordenha:

• Entrada e saída dos animais;
  • Fornecimento de concentrado;
  • Limpeza do úbere e tetos;
  • Colocação e retirada de teteiras;
  • Registro de produção;
  • Fornecimento de gráficos;
  • Realização do pós dipping.

Nesse sistema, a grande maioria das vacas decide o melhor momento de ser ordenhada, o que reduz muito os níveis de estresse. Elas se apresentam ao robô para aliviar o acúmulo de leite e por causa do fornecimento de alimentação altamente palatável.

A ordenha robótica veio para ficar, e os benefícios que ela proporciona, tanto aos animais, quanto ao produtor, são diversos.

Os robôs dependem de programação que organiza dados, elabora planilhas, tabelas e gráficos. Mas para que isso funcione adequadamente, é extremamente importante que funcionários capacitados façam a gestão da máquina e do sistema em geral. É necessário o acompanhamento e a atualização constante de dados, o que exige organização e disciplina dos proprietários.

Para analisarmos o custo benefício do investimento, cinco principais pilares devem ser levados em consideração: bem-estar animal, retorno financeiro, diminuição da mão de obra e aumento da produtividade. Se todos eles estiverem em equilíbrio, o sistema prosperará e os resultados serão extremamente animadores.

É um novo e interessante mercado de trabalho que se abre para profissionais capacitados.

Leia mais sobre essas mudanças e a necessidade de profissionalização no campo: