Pré-dipping e pós-dipping: grandes aliados da qualidade do leite

Pré-dipping e pós-dipping grandes aliados da qualidade do leiteA qualidade do leite e a saúde dos tetos estão diretamente relacionadas à higiene da ordenha. Deslizes nos procedimentos de limpeza antes, durante e após a ordenha podem gerar impactos desastrosos como a mastite clínica. Os cuidados com a limpeza devem ser tomados na higiene pessoal do ordenhador, no preparo do ambiente, na desinfecção de equipamentos, no armazenamento correto do leite e nas técnicas adequadas de manejo, como o pré-dipping e o pós-dipping.

Objetivos do pré-dipping

Pré-dipping é o procedimento de desinfecção dos tetos antes da ordenha, através da aplicação de produto antisséptico, geralmente por imersão dos tetos.

Os principais objetivos desta ação são:

• Reduzir a incidência de infecções intramamárias, ajudando a reduzir novos casos de mastite

• Evitar a contaminação do leite, pois uma carga microbiana menor reduz a contagem de células somáticas (CCS) no tanque

Passo a passo para fazer o pré-dipping

1- Adquirir um produto antisséptico comprovadamente efetivo e usá-lo somente dentro do prazo de validade;

2- Realizar o teste da caneca de fundo preto: retire pelos menos os 3 primeiros jatos de leite de cada teto em uma de fundo preto. Observe se há presença de grumos ou qualquer outra alteração no leite. Se houver, pode ser um sinal de mastite clínica. Neste caso, o leite desta vaca deverá ser descartado e o tratamento deverá ser iniciado;

3- Garantir que os tetos não cheguem imundos na sala de ordenha. O uso de água para lavar os tetos é recomendado apenas em casos de muita sujeira como lama e fezes, pois pode causar contaminações;

4- Aplicar o produto através da imersão de cada teto, cobrindo o máximo possível de área, buscando o máximo de cobertura;

5- Deixar o produto no teto entre 15 e 30 segundos antes da secagem, para maior ação germicida;

6- Fazer a secagem completa com papel toalha limpo, uma ou duas folhas por teto, sem usar o mesmo papel para tetos diferentes.

Importância do pós-dipping

O pós-dipping é a desinfecção após a ordenha, evitando novas infecções nos períodos entre as ordenhas, através de uma proteção química. O pós-dipping é fundamental para remover a película de leite que permanece no teto após a ordenha.

• O principal objetivo do pós-dipping é prevenir a mastite contagiosa!

Como realizar o pós-dipping?

Aplicar o produto por imersão imediatamente após a ordenha, antes que bactérias contagiosas possam atingir o úbere.

Segundo matéria do Grupo Apoiar (Patos de Minas-MG), “não é tarefa fácil escolher os produtos de pré e pós-dipping a serem usados. Os desafios entre fazendas, ou mesmo em uma única fazenda ao longo do tempo, são muito variáveis, o que pode aumentar ou não a necessidade de uso de desinfetante com maior poder de ação germicida (Martins et al., 2017). Portanto, quanto mais informações e resultados de estudos tivermos de um determinado produto, mais segurança teremos em usá-lo. A escolha do desinfetante de tetos de acordo com a necessidade de cada fazenda é importante para reduzir o risco de mastite e obter o melhor custo-benefício, mas vale lembrar que as tarefas básicas de procedimentos de ordenha são fundamentais para o controle da mastite e sucesso de qualquer tipo de desinfetante.”

Escolher com cuidado produtos eficientes para a higiene na ordenha faz grande diferença nos resultados da fazenda.

Quer aprender sobre a higienização de equipamentos de ordenha? Faça parte do Clube Leiteiro e acesse esse e outros cursos:

New call-to-action