5 Dicas para aumentar a qualidade do leite na fazenda

O produtor de leite pode aumentar sua rentabilidade e ganhar mais espaço no mercado adotando medidas simples que confiram maior qualidade ao leite produzido em sua fazenda. Cuidar de forma detalhada dos processos de ordenha, da saúde das vacas, transporte e armazenamento são exemplos do que pode ser feito.

O leite produzido com qualidade é cada vez mais valorizado pelo mercado consumidor exigente, e essa qualidade é garantida por uma gestão atenta das fazendas leiteiras no que diz respeito a todo o processo de produção, da saúde dos bovinos até à entrega final do produto.

Leite de alto padrão

Em relação à qualidade higiênica, segundo Andréa Oliveira, no site Portal Agropecuário, um leite com alto padrão de qualidade significa um produto com:

• Suas propriedades sensoriais características conservadas (cor, sabor e aroma);
  • Índice de microrganismos saprófitas e células somáticas reduzido;
  • Ausência de patógenos: agentes da mastite (Staphylococcus aureus), da brucelose, da tuberculose e da salmonelose;
  • Ausência de toxinas microbianas, de biocidas, de pesticidas, de drogas veterinárias, de metais pesados tóxicos e de agentes de limpeza e desinfetantes.

Medidas para melhorar a qualidade

Garantir os parâmetros acima pode ser resultado de algumas medidas, como por exemplo:

1)Cuidados com a saúde do rebanho

Esse é o principal fator quando o assunto é a qualidade do leite. Os rebanhos devem estar livres de zoonoses, como a tuberculose e a brucelose, e com baixa Contagem de Células Somáticas (CCS) no leite. A vacinação em dia, a orientação e a assistência de um profissional capacitado é fundamental.

2) Nutrição das vacas leiteiras

Deve ser feita de forma adequada, a fim de garantir a saúde e bem estar dos animais, além da produção de leite com composição adequada. O manejo nutricional adequado previne doenças como a mastite, aumenta a produtividade e a qualidade do leite produzido.

3) Controle Higiênico

Deve ser realizado durante todo o processo de ordenha, desde a extração até a conservação do leite na propriedade. No momento da ordenha, deve-se ter cuidados como por exemplo, o uso de luvas e a realização de pré-dipping.

4) Cuidados com as instalações e equipamentos

Garantir espaço adequado que garanta o bem estar animal e fazer a manutenção correta dos equipamentos são bases para que os processos sejam realizados de forma correta. Uma ordenhadeira sem a manutenção adequada, por exemplo, pode causar lesões que provoquem o sofrimento das vacas e a consequente queda na produção.

5) Resfriamento do leite

Deve ser feito para inibir o crescimento bacteriano e deve ser realizado ainda na propriedade rural, imediatamente após a ordenha.

Quer saber quais são os impactos financeiros da CCS na qualidade do leite? No Clube Leiteiro você fica por dentro desse e outros assuntos de grande relevância para a pecuária leiteira. Ah, e ainda garante certificado no consumo de conteúdo!

New call-to-action