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Por que o marketing pessoal é importante para alcançar oportunidades?




Por que o marketing pessoal é importante para alcançar oportunidadesQuando eu vou ao mercado, a uma padaria ou uma loja, sempre busco o melhor serviço, o melhor produto, aquele que mais me chama atenção e que atende a minha necessidade. Posso apostar que é assim que acontece com você também, né?

Sempre buscamos o melhor para nós... As empresas também buscam o melhor para elas, seja para uma contratação ou para uma promoção, por exemplo. E deixa eu lhe contar um segredo: se você é aluno e seu professor precisa fazer uma indicação para um estágio ou uma vaga de emprego, a lógica vai ser a mesma, ele vai indicar o melhor aluno, aquele com os melhores resultados, o melhor comportamento. 

Antes de contar para vocês o que é o marketing pessoal é de suma importância que você saiba o que é marketing e para isso, eu não poderia citar outro autor a não ser o “pai do marketing moderno” Philip Kotler: 

"Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles."

Se eu tivesse que destacar dois pontos nesta definição do Kotler, riscaria com minha caneta marca texto os trechos “conquistar clientes” e “relacionamentos lucrativos”. Guarde esses dois trechos, voltarei a falar deles no fim.

Marketing pessoal

 

O marketing pessoal carrega o propósito de divulgar o PRODUTO EU diante de OPORTUNIDADES – sim, somos um produto mercadológico – ou seja, tem a ver com divulgar a sua imagem, trabalhar a sua imagem de forma diferenciada positivamente.

Kotler – de novo ele e aqui fica uma dica: se você começar a ler algo de marketing que não fale dele, desconfie – apresenta que o marketing pessoal aproveita os conceitos e ferramentas do marketing empresarial, em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, sempre respeitando a complexa estrutura humana.

Sim, vida pessoal! Pode ser que você tenha se perguntado: como assim, o que o marketing pessoal tem a ver com minha vida pessoal? E você não precisa conquistar seu espaço, atender suas necessidades junto a seus pais, amigos, namorado, esposa, irmão, etc, etc, etc?

Kotler deixa claro ao falar sobre o marketing pessoal, as pessoas naturalmente têm uma “COMPLEXA ESTRUTURA”, cada ser é único, pensa diferente, age diferente, têm necessidades, desejos, aspirações completamente diferentes umas das outras, ou seja, o que é sinônimo de sucesso para mim, para você pode ser indiferente e vice versa. 

O marketing pessoal deve aumentar o seu autoconhecimento, fazendo com que você tenha consciência da forma como seus atos, suas atitudes, suas palavras influenciam em sua imagem pessoal e profissional de forma positiva e cuidar para que não seja de forma negativa, nunca.

O cuidado com a sua imagem deve ser uma filosofia de vida, você é seu outdoor, você é sua marca, você é o próprio responsável pela forma como as pessoas lhe veem.

Lembre-se: o sucesso pessoal é baseado em valores que vão além dos mercadológicos, esses valores são subjetivos e pessoais.

Ah! Já ia me esquecendo: lembra que falei para vocês guardarem duas pequenas passagens de definições de marketing? Pois bem, lembrem-se que nós devemos conquistar “nossos clientes”, ou ajustando a frase, nós devemos conquistar nosso espaço, nossas oportunidades e tornar estes “relacionamentos lucrativos”, ou tirar o melhor proveito possível das chances e oportunidades que cruzam nossos caminhos.

Marketing pessoal não se resume apenas em divulgar uma melhor imagem, mas sim, tornar-se uma pessoa melhor.

 

 

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Willi Mateus

Willi Mateus

Administrador de empresas e Especialista em Gestão de Marketing e Marketing Digital. Possui experiência em Estratégias para e-commerce e posicionamento digital. Atua como Tutor dos Cursos de Gestão na Uniasselvi - Polo de Itajubá e como consultor de marketing digital para pequenas empresas. É preciso estar antenado para não ficar para trás ou deixar de ser relevante.