Conheça as oportunidades de emprego no agronegócio brasileiro

Viver no campo, aproveitar a natureza, cuidar da vida e da terra, desfrutar de tranquilidade, sem a correria e o estresse da vida nas grandes cidades, e ainda ter boas oportunidades de trabalho e crescimento profissional, que privilégio, não? Sim! Para quem escolhe uma carreira no Agronegócio é absolutamente possível!

Uma nova onda de oportunidades vem valorizando o talento brasileiro para as atividades agropecuárias e a demanda por mão-de-obra qualificada não para de crescer. E cada vez mais essas oportunidades vêm sendo discutidas e apresentadas em artigos, reportagens e programas de TV.

O novo profissional do campo

Aos poucos, o nosso antigo “peão de roça” vem sendo aprimorado pelo preparo técnico, que jamais exclui a o conhecimento passado de geração a geração.

Quem decide pela carreira no campo hoje, deve estar capacitado e pode se especializar em uma série de áreas que vão da produção à comercialização, e que exigem domínio técnico, prático e administrativo ao profissional que deseja ser absolvido e bem valorizado neste mercado.

O crescimento do agronegócio no Brasil da crise

A insegurança profissional diante da atual crise econômica brasileira é grande, mas o agronegócio toma um rumo contrário abrindo novas oportunidades em um cenário de assustadora queda. Seus números revelam que, mesmo em meio à essa crise, o campo prospera.

Segundo uma matéria da Globo Rural da revista ”Melhores do Agronegócio”,  publicada em novembro de 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro avançou 0,73% em agosto e acumulou alta de 1,38% nos oito primeiros meses de 2019, segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os segmentos de insumos (0,41%), agroindústria (0,87%) e agrosserviços (1,23%) registraram elevações em agosto. O segmento primário recuou 0,26% naquele mês.

Oportunidades de crescimento profissional

O cenário atual no campo é favorável: exportação crescente, produtores satisfeitos com a expansão da produção e os preços, trabalhadores com emprego garantido.

A utilização de novas tecnologias, a profissionalização, a atualização constante e o investimento em pesquisas fortaleceu o setor agropecuário, cujo talento é nato no país, com clima, área e mão-de-obra especializada. Isso fortaleceu a produção e melhorou as condições para a exportação, cujo cenário ganha destaque na balança comercial brasileira.

Quanto mais capacitação, melhor!

Para quem quer “surfar nessa onda”, a receita é muito simples: amor pelo campo e CAPACITAÇÃO!

Flávio França também observa que, com especialização, disponibilidade para viver em pequenos centros no interior do país, somados ao interesse e iniciativa, os profissionais têm as oportunidades multiplicadas, com salários em expansão.

Os postos agropecuários valorizam muito o profissional que possui conhecimento técnico, que põe a “mão na massa” e que possui habilidades como iniciativa e bom relacionamento interpessoal.

Estar preparado para este mercado exige esforço na busca constante pelo conhecimento, seja em nível técnico ou graduação, em inúmeros programas de educação oferecidos atualmente no país.

A FUNDAÇÃO ROGE oferece um Curso Técnico em Agropecuária com foco em Bovinocultura Leiteira: