Estágio é coisa séria na construção da carreira profissional

O estágio é a oportunidade de vivenciar na prática o que foi apreendido nas exposições teóricas em sala de aula, seja em um curso de graduação ou em um curso técnico, sendo fundamental para agregar valor ao início de carreira de quem está se formando.

Nos cursos técnicos, a prática já é muito presente nas aulas. Mas ainda assim, o período dedicado somente à vivência ajuda muito no aprofundamento de conhecimentos e na geração de oportunidades de emprego.

Vivenciando na prática os conteúdos teóricos, os alunos têm a oportunidade de confrontar teoria e prática, apresentar e desenvolver suas habilidades pessoais e até interferir de forma colaborativa com a empresa que o recebe.

É estagiando que o futuro profissional assimila de forma mais integral aprendizados necessários à sua formação e também é onde, muitas vezes, ele é despertado para áreas ou atividades de maior interesse, direcionando, muitas vezes, um caminho de especialização.

Estagiar é aprender, mas também fazer-se notar, pois pode oportunizar o primeiro emprego ou a indicação para ele.

Importante também é o fato de que o estagiário carrega consigo o nome da instituição onde estuda. Por isso, deve ter em mente o tamanho da responsabilidade e compromisso nesse início de formação do seu perfil profissional, demonstrando que faz jus à confiança depositada nele no momento de indicação.

Responsabilidade compartilhada

O principal objetivo do estágio é fornecer instrumentos de preparação para a inserção no mercado de trabalho, o que deve ser garantido pelo compromisso do aluno, o acompanhamento eficiente da escola e a disponibilidade da empresa.

A supervisão de estágio realizada pela instituição educacional nesse processo é o que pode garantir que as expectativas de ambos os lados sejam atendidas, auxiliando na escolha de empresas e alunos, orientando e acompanhando o desenvolvimento dessa experiência.

A troca de experiências e a ampliação da rede de contatos são os principais pontos positivos para quem encara o estágio como oportunidade de carreira e não apenas o cumprimento de horas para ter direito ao diploma.

O estágio é só o início do processo de planejamento da carreira profissional. Quer saber em que mais você deve investir seu tempo para ter sucesso nessa caminhada?

Clique aqui e saiba mais