Blog

Por que fazer enriquecimento ambiental para as bezerras?




Por que fazer enriquecimento ambiental para as bezerras?

Imagem: Milkpoint

 

Trabalho de Formação Técnica apresentado pelos alunos Cláudio Henrique  Lourenço de Oliveira e Lívia Gabriella Muniz Motta na conclusão do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE em 2022.

 

“O bem-estar animal é um conceito que diz respeito à qualidade de vida que o animal experimenta, principalmente as experiências boas e prazerosas” (GONÇALVES, 2010). O mesmo está relacionado com o tipo de ambiente e condições (manejo dos colaboradores, nutricionais, sanitárias, entre outras) em que são submetidas as bezerras leiteiras. “O estado em que o animal se encontra interfere diretamente no grau do seu bem-estar, comprometendo a produção e a qualidade dos produtos de origem animal” (CAMPOS, 2004). 

Mas como o enriquecimento ambiental pode ajudar?

Uma fase de grandes desafios

 

A criação de bezerros na fazenda leiteira é uma das atividades mais complicadas, exigindo muito cuidado e atenção. Nesta fase, os animais estão mais susceptíveis aos fatores de risco.

Os três primeiros meses de vida dos bezerros são os mais críticos, pois o seu sistema imunológico ainda não se encontra totalmente desenvolvido. Segundo Broom & Molento (2004) (GIBBS, 2014) “um animal encontra-se em bom estado de bem-estar, quando está saudável, seguro e em conforto, bem nutrido e capaz de expressar comportamentos naturais”.

Uma bezerra saudável, confortável, em condições de bem-estar será uma vaca de fácil manejo, mais dócil, e que ainda pode apresentar melhores resultados produtivos.

 

 

Fatores estressantes

 

Alguns dos fatores mais estressantes presentes na vida dos

bezerros e que merecem extrema atenção são:

  • Nascimento
  • Transporte
  • Desmama
  • Descorna
  • Agrupamentos

 

 

Principais consequências do estresse

 

As instalações que restringem de forma severa a possibilidade das bezerras expressarem seu comportamento natural dentro da mesma, levam os animais a apresentarem bem-estar pobre (BROOM; MOLENTO, 2004). Os animais podem passar a apresentar comportamentos anormais, como:

 

1. Estereotipias

2. Automutilação

3. Agressividade 

 

Comportamento estereotipado

 

“O estresse promove o surgimento de estereótipos que prejudicam o desenvolvimento físico e produtivo dos animais na presença de estímulos naturais limitados fornecidos pelo ambiente” (BROOM; MOLENTO, 2004). 

O comportamento estereotipado é caracterizado por movimentos repetitivos e sem objetivo ou função aparente, ou seja, comportamentos anormais dentro do repertório da espécie (BITTAR; SLANZON, 2017). 

As bezerras em estado de estresse apresentam, por exemplo, comportamentos de mamada não nutritiva, relacionados com distúrbios comportamentais que não são associados a doenças, em que elas mastigam a madeira e o cocho da instalação, e também comem terra, por exemplo.

 

                                                    Bezerra comendo terra                                                           Bezerra lambendo a instalação

Bezerra comendo terra                                                    Bezerra lambendo a instalação

Imagens: Cláudio Oliveira e Lívia Motta

 

Por quê proporcionar o enriquecimento ambiental?

 

As propriedades leiteiras devem se organizar e estarem atentas aos benefícios que um sistema que se preocupa com o bem-estar dos animais proporciona aos mesmos. Estes benefícios retornam para os proprietários em forma de lucro, ou seja, animais calmos, sem estresse, que obtêm maior ganho de peso, entregam maior produção leiteira, e consequentemente, maiores rentabilidades ao proprietário. 

“Ambientes enriquecidos podem melhorar o bem-estar permitindo a expressão de comportamentos específicos da espécie, afetando o desenvolvimento físico e psicológico do animal” (FOPPA, 2014). “As atividades de enriquecimento ambiental devem ser pouco previsíveis e bastante motivadoras, apresentando-se como uma excelente ferramenta de redução do estresse em animais confinados, contribuindo para o desenvolvimento fisiológico e produtivo dos mesmos” (MEYER, 2010). Os objetivos do enriquecimento ambiental, segundo SZOKALSKI, 2012,  são: 

  • Aumentar a diversidade e o número de comportamentos normais da espécie;
  • Reduzir a frequência de comportamentos anormais;
  • Aumentar a utilização positiva do ambiente;
  • Aumentar a habilidade de lidar com dificuldades de uma maneira mais natural.

 

 

Um estudo de caso

 

Os alunos Cláudio Oliveira e Lívia Motta, do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE, realizaram um estudo de caso para avaliar comportamentos do desenvolvimento dos animais em bezerreiros coletivos quando submetidos às práticas de enriquecimento ambiental. Produziram brinquedos a partir de materiais reutilizáveis, avaliaram  o ganho de peso e analisaram a mudança de comportamento dos animais, especialmente durante a mamada, após a implantação dos brinquedos.

Um dos brinquedos instalado para maior socialização das bezerras foi uma bola, outro foi um pneu de bicicleta usado e uma garrafa pet com pedras, conforme imagens abaixo:

 

      image2-Feb-06-2023-04-37-26-0158-PM                image5-Feb-06-2023-04-37-26-0562-PM

                                          Pneu com garrafa pet e pedras                                                                 Bola

Imagens: Cláudio Oliveira e Lívia Motta

Para conhecer os detalhes desta pesquisa dos alunos e os seus resultados, Clique aqui.

 

Quer conhecer outros trabalhos de pesquisa e propostas inovadores de técnicos formandos da FUNDAÇÃO ROGE? 

CLIQUE AQUI

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.