Blog

Pneumonia em bezerras: como tratar e prevenir?




Pneumonia em bezerras: como tratar e prevenir?

Texto baseado no curso "Pneumonia em bezerras leiteiras no Clube Leiteiro, conduzido pela Médica Veterinária Inaiá Eloy.

 

A Doença Respiratória Bovina (DRB), também chamada de Complexo Doença Respiratória dos Bovinos (CDRB) é um conjunto de doenças do trato respiratório, no qual está inserida a pneumonia.

A pneumonia é um perigo constante para os rebanhos leiteiros, especialmente  no sistema de criação de bezerras e deve ser vista com muita atenção sempre. 

Vamos entender um pouco mais sobre a pneumonia? 

Onde age a DRB?

 

Esse conjunto de doenças pode acometer tanto o trato respiratório superior quanto o trato respiratório inferior:

  • Trato Respiratório Superior

É formado pelos componentes da face, da cabeça do animal: narinas, cavidade nasal, seios nasais e faringe.

  • Trato Respiratório Inferior

São estruturas da região de pescoço e tórax: laringe (região da garganta onde geralmente é feito o estímulo de tosse nas bezerras), traqueia e pulmões.

 

Por que é importante falar da DRB?

 

Normalmente, as doenças respiratórias acometem as bezerras entre 4 e 8 semanas de idade, período de maior susceptibilidade. 

As DRB’s possuem uma incidência em torno de 23% na fase de pré-desaleitamento. São responsáveis por aproximadamente, 24% dos óbitos de bezerras em aleitamento, e 59% dos óbitos de bezerras na fase de pós-desaleitamento. Por isso é de extrema importância conhecer esse complexo e saber as suas consequências dentro do sistema de produção.

 

 

Referências do Padrão Ouro de Criação Bezerras e Novilhas

 

A edição do Padrão Ouro do ano de 2022 traz, como referências esperadas de morbidade e mortalidade de bezerras leiteiras por doenças respiratórias, os valores abaixo:

  • Taxa de Morbidade:
    Aleitamento: menor que 10%
    Pós-aleitamento: menor que 10%
    121 a 180 dias: menor que 2%
    Mais que 180 dias: zero.

 

  • Taxa de Mortalidade:
     2 a 60 dias: menor que 4%

     61 a 180 dias: menor que 3%

Observa-se então, que as taxas citadas na incidência das doenças respiratórias no item anterior, estão muito acima das taxas recomendadas pelo Padrão Ouro. Esse é o tamanho do desafio das doenças respiratórias nos sistema leiteiro.

 

Broncopneumonia

 

Também chamada de pneumonia, é uma inflamação do parênquima pulmonar, que são as estruturas funcionais dos pulmões, que fazem com que as trocas gasosas aconteçam.

É uma doença multifatorial, ou seja, precisa de mais de um fator presente para acontecer.

 

O que causa a pneumonia nas bezerras?

 

Existem dois tipos de agentes causadores da pneumonia:

1. Infecciosos: são vírus, bactérias e agentes parasitários (causa a pneumonia verminótica);

2. Não infecciosos: normalmente relacionados à grande aspiração de material estranho, principalmente líquidos, como o leite (pneumonia aspirativa).

 

Tratamento e prevenção

 

Como tratar:

A primeira coisa a ser feita é a remoção da bezerra doente para um local de tratamento, longe dos demais indivíduos. Deve-se então, disponibilizar a ela alimentação de boa qualidade (dieta líquida e dieta sólida). Também é importante fazer o monitoramento constante das demais bezerras.

O tratamento terapêutico é feito através da administração dos medicamentos abaixo, de acordo com a indicação do médico veterinário responsável:

  • Antibióticos: Penicilinas, Sulfa, Trimetropina, outros. Atua na infecção bacteriana.

  • Antiinflamatórios não esteroidais: Flunixim meglumine (mais comum). Auxilia no processo inflamatório e controle da dor.

  • Antipirético: Dipirona (mais comum). Faz o controle da hipertermia (febre).

O tratamento de suporte é feito através da hidratação oral ou parenteral para a estabilização da hidratação do animal. Outra ação de suporte que é possível ser feita é a nebulização com solução fisiológica.

Broncodilatadores (Clembuterol é o mais comum) e expectorantes (Iodeto de potássio e Bromexina são os mais comuns) também são utilizados como tratamento de suporte, como auxiliadores da função mecânica dos pulmões e da eliminação de secreções.

No caso de pneumonias verminóticas, os anti-helmínticos são utilizados: Levamizol, Albendazol, Ivermectina, Oxifendazol, Fenbendazol.

 

Como prevenir a pneumonia entre as bezerras?

 

1. Investigar e eliminar os fatores predisponentes;

2. Cuidados e vacinação de vacas no período seco;

3. Cura correta do umbigo;

4. Correta e efetiva colostragem;

5. Evitar ou reduzir os fatores estressores;

6. Programa de vacinação das bezerras.

 

Como saber se uma bezerra está com pneumonia?

 

O diagnóstico correto da pneumonia nas bezerras permite um tratamento mais assertivo e um prognóstico mais favorável, e pode ser feito através de:

  • Exame clínico: é a observação dos animais com a intenção de identificar mudanças de comportamento e manifestações clínicas como: secreção nasal e/ou ocular, odor fétido na respiração, tosse, ruídos respiratórios, taquicardia, febre, perda de peso e de apetite. Manifestações clínicas bem características entre as bezerras são: a posição ortopneica (a bezerra fica com a cabeça baixada, buscando uma posição melhor para respirar), a relutância em deitar e a dificuldade respiratória.

  • Exames laboratoriais: são feitos através de coleta de materiais para a análise em laboratórios ou exames de imagem. Existem vários tipos de exames para isso: Swab nasal, Radiografia pulmonar, Lavado Traqueobrônquico, Endoscopia.

  • Exame ultrassonográfico: detecta alterações pulmonares.

  • Exame necroscópico: é o estudo de materiais após a morte da bezerra acometida pela doença, para avaliar a causa específica.

“O conhecimento sobre os quadros de pneumonia, sobre o tratamento e as medidas de prevenção fazem toda a diferença na vida das bezerras”. Inaiá Eloy, médica veterinária. 

Quer aprender muito mais sobre as doenças que mais acometem as bezerras leiteiras?

CLIQUE AQUI

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.