Blog

Boas práticas na alimentação de bezerras leiteiras




Boas práticas na alimentação de bezerras leiteirasA criação de bezerras leiteiras apresenta diversos desafios para o produtor rural. Para ter sucesso neste período e garantir que o animal se torne uma vaca produtiva, é preciso estar atento a alguns cuidados essenciais.

Dentre esses cuidados, está à alimentação adequada oferecida a elas:

1- Colostro

 

O colostro deve ser fornecido às bezerras em suas primeiras horas de vida. Qualidade e quantidade são determinantes para trazer bons resultados e podem impactar na saúde e sobrevivência da bezerra recém-nascida e influenciar em toda a sua vida produtiva.

2- Higiene

 

É necessário ter cuidado com a higiene, tanto no manejo dos utensílios utilizados para fornecer alimento às bezerras, quanto na própria alimentação para que não ocorra contaminação e desenvolvimento de doenças.

3- Água

 

A água deve ser fornecida aos animais em boa quantidade e com qualidade durante todo dia.

Os recipientes devem estar limpos e de fácil acesso para as bezerras.

4- Leite

 

Segundo o site Tecnologia no Campo, a quantidade de leite a ser fornecida deve ser de 6 litros por dia, ou seja, 3 litros no trato da manhã e 3 litros no trato da tarde. Aos 40 dias de vida da bezerra, o trato pode passar a ser uma vez ao dia, na parte da manhã.

5- Sucedâneos

 

Sucedâneo significa a substituição de qualquer substância por outra que tenha, aproximadamente, os mesmos benefícios. Tem como objetivo acelerar o crescimento com o melhor custo x benefício, mantendo o bem estar e a sanidade do animal.

6- Volumoso

 

Segundo o site Gerencia Leite, em escala de importância, para bezerras, antes dos três meses de idade, bons fenos são os melhores alimentos, seguidos por alimentos verdes picados, que são melhores que boas silagens.

Ou seja, se possível tratar as bezerras com feno, caso não tenha um feno de boa qualidade à disposição, utilizar verdes picados ou pastos de alta qualidade. É bom lembrar que antes dos três meses de idade, o uso de alimentos fermentados, como silagens, não é recomendado, pois o animal ainda não consegue fazer boa digestão desses alimentos.

7- Concentrado

 

De acordo com o site CPT Cursos Presenciais, um bom concentrado deve apresentar as seguintes características:

  • Não possuir adição de ureia em sua composição até pelos menos 90 dias de idade;
  • Ser composto por alimentos de boa qualidade, como milho, farelo de soja, farelo de algodão e leite em pó;
  • Ser composto por proteína de boa qualidade (18%);
  • Ser palatável;
  • Ter fibra em sua composição, na proporção de 7 a 9%;
  • Ter nível de energia de 80% de NDT;
  • Ter textura grosseira já que é assim que se estimula a ruminação, reduz consumo e aumenta perdas;
  • Ter vitaminas em sua composição.

 

8- Desmame

 

Também segundo o site Tecnologia no Campo, o aconselhado é que os animais sejam desmamados aos 60 dias de idade e com o dobro do peso ao nascimento. Portanto, pode ocorrer mais cedo caso o volume de leite oferecido seja maior, ou mais tarde, caso haja restrição alimentar. Assim, se uma bezerra nasceu com 33 kg de peso corporal, quando a mesma atingir 66 kg estará pronta para ser desmamada.

É muito importante que no momento do desmame a bezerra esteja consumindo entre 1,0 a 1,5 kg de ração por dia.

Dedique os seus esforços para garantir um alimentação adequada para suas bezerras. Para dúvidas de alimentos específicos, é necessário sempre consultar um especialista da área.

 

Agora que você já conhece boas práticas na alimentação das bezerras, que tal aprender outros cuidados importantes nesta fase para garantir produtividade no futuro da fazenda?

Saiba mais

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.