Blog

Como facilitar o aleitamento das bezerras




Como facilitar o aleitamento das bezerrasGarantir uma dieta líquida consistente na criação de bezerras leiteiras é sinônimo de desenvolvimento eficiente para esses animais.

Os principais pontos a serem considerados são:

  • o tipo de leite a ser ofertado
  • variabilidade no teor de sólidos totais
  • fatores ligados diretamente com o manejo, tais como: horário de fornecimento, temperatura e quantidade.

 

Dicas para facilitar o processo de aleitamento das bezerras

 

Muitas fazendas adotam um sistema de dieta gradual, que se inicia com o fornecimento de maior volume de leite para a bezerra na fase inicial da vida e, de acordo a idade, há uma diminuição da quantidade ofertada.

Pensando nessas diferentes quantidades de leite a serem oferecidas para os animais e que a mudança depende da idade da bezerra, garantir a consistência na alimentação pode ser um desafio ao manejo diário da fazenda.

Surge então a necessidade de simplificar o processo de aleitamento para garantir a padronização da rotina. Podemos pensar em alternativas bem visuais e de baixo custo para a facilitação dos processos envolvidos no aleitamento, como:

1- Um exemplo é o sistema de cordinhas em diferentes cores, em que cada cor representa a quantidade de leite a ser ofertada para o animal de acordo com sua idade. Essas cordinhas podem ser visualizadas nas duas fotos seguintes, no alto das portas das gaiolas. Em outros tipos de instalação, a cordinha pode estar no pescoço da bezerra.

dieta liquida

 

Créditos da imagem: Arquivo pessoal de Ana Carolina Oliveira Ribeiro

2- Os baldes utilizados no fornecimento da dieta líquida podem ser marcados com linhas nas respectivas cores (esmalte de unha funciona bem para isso) de acordo com a quantidade que deve ser oferecida por alimentação. Dessa forma, o responsável pela alimentação só precisa associar qual fitinha está na baia do animal com a marca da mesma cor no balde.

Para que esse protocolo funcione de forma eficiente, é essencial que o monitoramento e troca das cordinhas de acordo com a idade seja feito de forma impecável pelo responsável da criação de bezerras. Para o auxílio desse monitoramento, o Excel é uma ferramenta viável, facilitando o controle. A figura abaixo representa uma planilha de controle com as datas que cada bezerra deve ter sua cordinha trocada.

previsão de aleitamento-1

 

Créditos da imagem: Arquivo pessoal de Ana Carolina Oliveira Ribeiro

Vale lembrar que a consistência é um dos pontos chave na criação de bezerras leiteiras. Para que o animal obtenha bom desempenho, é essencial ter boa higiene da instalação e utensílios, garantir colostragem bem feita, além de alimentos de boa qualidade e monitoramento da saúde desses animais.

 

Na fase de aleitamento, muitos produtores utilizam sucedâneos lácteos para substituir o leite integral:

Saiba mais

 

 

Ana Carolina Oliveira Ribeiro

Ana Carolina Oliveira Ribeiro

Graduanda em Zootecnia, é aluna do UFLALEITE, núcleo de estudos da UFLA formado por alunos de Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Agrícola, sob coordenação da Prof. Marina Danes. O UFLALEITE tem o objetivo de difundir conhecimento e tecnologia a pequenos produtores de leite, e a complementação do treinamento dos alunos na formação profissional. Para saber mais, visite o perfil do Instagram @uflaleite.