Planilha de cálculo de adubação e calagem

Planilha de cálculo de adubação e calagemO milho, a soja e o sorgo estão entre as forrageiras mais utilizadas para complementar a alimentação animal. Para garantir a produtividade, a análise de solo ajuda a orientar corretamente o fornecimento de insumos ao solo, aumentando a eficiência agronômica das culturas. No Trabalho de Formação Técnica do Curso Técnico em Agropecuária da Academia do Leite, as alunas Tamara Oliveira e Tamires Oliveira desenvolveram uma ferramenta capaz de calcular, a partir da análise, a necessidade de calagem e adubação do solo.

Clique aqui para entender como a análise de solo ajuda na produção de silagem.

Importância da correção do solo

“A maioria dos solos brasileiros apresenta-se naturalmente ácidos e com baixa fertilidade, devido ao intemperismo sofrido ao longo de sua evolução. Essas condições tornam o solo com baixo potencial para agricultura” (BORGES, 2019). Este fator realça a importância da correção e suplementação de nutrientes do solo.

Interpretação das análises de solo

A análise de solo dá ao produtor, embasamento para fornecer à planta os nutrientes essenciais para se alcançar boa produtividade.

Interpretar os resultados da análise e sugerir as correções é parte importante do processo de preparo do solo para o plantio.

Planilha de cálculo

Percebendo a importância da correção precisa do solo para a produtividade eficiente das culturas, as alunas desenvolveram uma planilha de Excel para facilitar o cálculo da recomendação de calcário e fórmula comercial de adubo que atenda à necessidade da cultura, seguindo o Manual de recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais.

A planilha apresenta as seguintes abas:

1- Menu inicial, a qual está relacionada com as outras abas
2- A segunda aba apresenta o procedimento para coleta da amostra de solo informando como realizar uma amostra de solo representativa
3- A terceira aba corresponde os dados da análise do solo, área reservada para o preenchimento dos dados presentes no diagnóstico laboratorial
4- A quarta aba corresponde aos cálculos para a recomendação de calagem
5- A quinta aba apresenta a recomendação de adubação para plantio e cobertura

Baixe aqui a planilha completa

Quer acessar o trabalho completo realizado pelas alunas Tamara e Tamires?

CLIQUE AQUI