O que as fazendas de leite procuram nos profissionais que contrata?

O que as fazendas de leite procuram nos profissionais que contrata

O agronegócio é um setor que tem se tornado cada vez mais complexo tanto pelo fato de que a tecnologia já chegou no campo e está cada vez mais sofisticada, quanto pela pressão do consumidor, que se mostra cada vez mais exigente e buscando por qualidade e saúde nos alimentos que consome.

Assim como no agronegócio em geral, o setor leiteiro também está em um momento decisivo com a cobrança crescente do consumidor e dos Órgãos de Inspeção que clamam para que o produto final, o leite, chegue para o consumo e também na indústria com a qualidade ideal.

Nesse contexto de mercado o pequeno produtor é quem fica com o maior desafio e se vê diante de 2 escolhas:

1) Se adequar às Normativas impostas pelo Ministério da Agricultura e produzir de acordo com as normas de segurança alimentar.

2) Fazer a opção por encerrar as atividades produtivas com o leite e partir para uma outra área de atuação.

Para aqueles que fazem a opção 1 não há outra escolha a não ser a profissionalização nos processos de produção da fazenda e de gestão do negócio para garantir a perenidade da atividade leiteira. Para isso o gestor da fazenda precisa contar com profissionais qualificados e que atendam à essa demanda.

Qual é o perfil do profissional para trabalhar em fazendas de leite?

1. Gostar do que faz

Trabalhar no campo e, especialmente com leite, requer gosto e prazer pelo que faz. A escolha pelo leite deve ser “por opção” e não “por falta de opção”. Quem faz o que gosta ganha dinheiro suficiente para levar uma vida satisfatória e conquista resultados positivos para o negócio.

2. Humildade

É preciso estar aberto à novos conhecimentos, para aprender com as situações diárias e para rever conceitos técnicos e saberes sedimentados que necessitam de atualização.

3. Relacionamento positivo com as pessoas

Ter flexibilidade para se relacionar em todos os níveis, adotando posturas colaborativas em qualquer situação.

4. Paciência

É preciso também ser paciente para conduzir de forma branda e constante as mudanças e melhorias nos ambientes e processos produtivos que exigem clareza de objetivos e lucidez nas ações de cada profissional envolvido no negócio.

5. Visão de Negócio

Entender a fazenda como uma empresa rural que requer gestão eficiente de processos e de pessoas, compreendendo que a qualidade do produto final é fruto de processos harmônicos e bem orquestrados.

Cada profissional na fazenda estando ciente do seu papel, da sua missão e da sua responsabilidade dentro do processo de produção estará contribuindo com toda a cadeia leiteira, garantindo a chegada de uma matéria prima de qualidade na indústria e um produto de qualidade ao consumidor.

A Academia do Leite, projeto educacional da Fundação Roge, tem como foco a formação humana, técnica e  gerencial dos alunos.

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.