Blog

Não dá mais para fugir da profissionalização do agronegócio!




Não dá mais para fugir da profissionalização do agronegócio!

 

O campo está em mudança e esse é um caminho sem volta!

 

A atividade que sempre buscou qualidade e preço passa a incluir a necessidade de redução de custos de produção, métodos inovadores, ferramentas gerenciais, segurança jurídica e garantias de qualidade. É a profissionalização da agropecuária visando o preparo para oportunidades que não param de surgir.

Mesmo sendo um dos setores que mais crescem no Brasil, o agronegócio visualiza a necessidade urgente de maior qualificação profissional para o campo e de ações que colaborem com a fixação de jovens na área rural. É preciso investir no desenvolvimento agropecuário de longo prazo através da oferta de estudo e formação.

“A formação profissional é semelhante à propriedade rural que investe na compra de maquinários e tecnologia. Sabe que o dinheiro investido vai demorar para apresentar retorno, mas entende que é necessário para aumentar a produtividade e os ganhos futuros” - Claudio de Moura Castro, economista.

Capacitação Técnica e Gerencial

 

Os novos produtores rurais estão compreendendo cada vez mais  que contar com uma equipe capacitada é investimento fundamental para garantir seu êxito profissional. Sabem que é preciso buscar a capacitação rural para enfrentar o mercado cada vez mais exigente e competitivo.

Nesse sentido, as atenções costumam estar voltadas não apenas para a profissionalização dos métodos de produção, mas para a condução gerencial do negócio. É preciso unir conhecimento técnico ao administrativo para maior qualificação agropecuária.

O empresário rural deve focar em uma administração eficiente estando capacitado para isso e principalmente, priorizar a profissionalização de toda a sua equipe. Essa visão a longo prazo com a valorização de profissionais preparados com certeza faz diferença nos resultados.

Profissionalizar-se é tornar-se competitivo!

Por onde começar?

 

São várias as iniciativas governamentais e privadas no sentido de capacitar profissionais para o progresso do agronegócio no país. Cursos técnicos, palestras, dias de campo, seminários e outros eventos são atividades em expansão.

De acordo com o bolso de cada empresário, é possível desenvolver capacitações em parcerias com instituições de ensino, treinamentos com órgãos governamentais específicos da área rural, contratar consultores e/ou especialistas, oferecer estágio a profissionais em formação (possíveis futuros contratados) ou investir em seu próprio programa de treinamento interno.

Independente dos caminhos e dos formatos, profissionalizar de forma contínua é essencial para quem quer manter-se competitivo no agronegócio.

A Fundação Roge investe em educação profissionalizante para o campo:

Conheça

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.