Blog

O novo "super" profissional do campo




O novo profissional do agronegócio

As oportunidades no agronegócio brasileiro vêm crescendo dia a dia. A procura por bons profissionais do campo também. Porém, uma boa vaga exige conhecimentos diversos muito além da “lida” como gestão financeira, recursos humanos, logística, meio ambiente, venda e pós-venda, exportação, inglês e espanhol fluentes.

A população mundial cresce e a produção de alimentos precisa acompanhar. Assim, na contramão de qualquer crise, as oportunidades de emprego no agronegócio só aumentam para quem chega ao mercado preparado.

O que o mercado quer?

As empresas de agronegócio atuam em um mercado global e competitivo. E continuam ampliando a produção e investindo em novas unidades com total consciência da necessidade de profissionalização dos processos no início, meio e fim das atividades. É aí que está a atual valorização de profissionais qualificados para o campo.

E quando dizemos campo, devemos entender toda a cadeia produtiva do agronegócio. Uma série de diferentes oportunidades de trabalho para profissionais com diferentes habilidades. Produção? Tem vagas. Administração? Tem vagas. Vendas? Tem vagas. Especialidade técnica? Tem vaga. Docência? Tem vaga. Novos negócios? Tem vaga. Exportação? Também tem vaga!

Muito mais que gostar do campo, é preciso ir além para estar inserido nessa “agro-onda” favorável.

Conhecimentos e Habilidades

As empresas querem o profissional do campo com dupla competência, tanto técnica quanto de gestão. Elas também procuram pessoas com perfil de liderança, com bom relacionamento, capacidade de negociação, conhecimentos ambientais, intimidade com a tecnologia e que saibam trabalhar sob stress, como em outros setores.

O profissional não pode mais achar que seu trabalho acaba na fazenda. Ele tem que entender o que acontece na indústria e até com o consumidor final, tendo a visão de toda a cadeia.

"O profissional bem-sucedido no agronegócio brasileiro precisa dominar a tecnologia da produção e ir além: conhecer o mercado, ser capaz de realizar análises de risco financeiro, ter conhecimentos em recursos humanos, meio ambiente, comercialização interna e externa, logística e dominar um segundo, ou até um terceiro idioma, como o inglês e o espanhol", destaca Mauro Lopes, professor e coordenador do curso de MBA em Agribusiness, da Fundação Getúlio Vargas.

Estão em alta os novos especialistas do agronegócio, focados em gestão, industrialização e comércio exterior.

Uma formação multidisciplinar, com competências múltipla:  Assim deve ser a carreira de quem deseja brilhar em uma carreira profissional no campo.


Quer saber mais a respeito das oportunidades de carreira no agronegócio?

Clique aqui

 

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.