Produtor de leite: o mundo vai precisar ainda mais de você!

Seremos mais de 9 bilhões de habitantes em 2050!

O crescimento previsto da população mundial trará muitos desafios aos produtores de alimentos, entre eles os de leite.

“O mundo terá de aumentar a produção de alimentos em 50% até 2030 e dobrar até 2050 se não quiser sofrer com a escassez nas próximas décadas.” O alerta que está na Revista Milkpoint é do relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à alimentação, Olivier de Schutter.

Ainda segundo estudo da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e a OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico), o Brasil é considerado o país com o maior potencial de crescimento produtivo entre os produtores de alimentos do mundo.

Nesse contexto, será competitiva a propriedade leiteira preparada para as novas exigências como a produção sustentável, a profissionalização e a segurança alimentar.

O cenário futuro está favorável. Mas é preciso que os produtores de leite estejam atentos e dispostos a começar a trabalhar agora para “surfar nessa boa onda” do futuro.

O que o produtor já pode fazer agora?

• Buscar a profissionalização da sua propriedade

Capacitar equipes, contratar profissionais preparados, investir na constante atualização do conhecimento. É preciso buscar a capacitação operacional, a especializada e a gerencial.

• Manter-se atualizado com as tendências de mercado

Entender como caminha o mercado de leite. Investir tempo em pesquisa, leitura e eventos do setor para conhecer as projeções econômicas, as novas tecnologias disponíveis, as pesquisas em andamento.

• Conhecer as oportunidades de financiamento públicas e privadas

Saber quais são os possíveis caminhos para buscar apoio financeiro específico ao setor e estar preparado para agir de forma segura, evitando problemas com o endividamento.

• Trabalhar em rede

Em um mundo globalizado não dá mais para trabalhar sozinho. Unir forças com certeza é ser mais competitivo também na produção de leite. Relacionar-se com outros produtores, participar de associações ou afins, ser parceiro de instituições de ensino da área, estar presente nas decisões políticas do seu município. É preciso estar JUNTO.

• Priorizar qualidade, segurança e sustentabilidade

Com as projeções otimistas de crescimento da demanda mundial, a exportação certamente será uma das maiores oportunidades de crescimento do produtor de leite pronto para isso. Será necessário cumprir com as exigências de qualidade, segurança e sustentabilidade, pelo bem da propriedade e do planeta! Será melhor que isso tudo já esteja, desde agora, estabelecido como a cultura de trabalho e produção da fazenda leiteira

• Estar disposto a investir e paciente para esperar

Quando falamos em plantar hoje para colher amanhã, todo produtor rural, mais do que ninguém entende que é preciso confiar nas projeções otimistas, arriscar com consciência e trabalhar muito. É preciso coragem!

Tratando-se de projeções mundiais e considerando as chances de crise de alimentos para tanta gente no futuro, obviamente muita coisa depende do planejamento de políticas públicas e investimentos públicos e privados para que o cenário previsto seja de oportunidades e não de crise. Mas paralelamente é necessário fazer a lição de casa, pois só será competitiva a fazenda de leite que estiver preparada!

Profissionalizar sua produção de leite é fundamental e  um excelente começo!

Clique aqui e saiba mais!