Melhorias nas instalações de bezerros

Melhorias nas instalações de bezerrosTexto baseado na apresentação, em 2021, do Trabalho de Formação Técnica dos alunos Marcos Barboza e Murilo Souza, do Curso Técnico em Agropecuária, orientados pelo professor Bruno Salomon, com o tema “Criação de bezerros: melhoria de instalações”.

Na criação de bezerras qualquer investimento é válido para transformar o animal em uma vaca produtiva no futuro.  Pensando na grande importância dessa fase nas propriedades leiteiras, os alunos Marcos Barboza e Murilo Sousa, da Academia do Leite/FUNDAÇÃO ROGE, elaboraram um trabalho que visa a melhoria das instalações de bezerros.

Instalações

Instalações adequadas promovem conforto e bem-estar aos animais. Além disso, promovem também o bom desenvolvimento dos mesmos.

Para que bons resultados sejam alcançados na propriedade com esses animais, é preciso oferecer a eles, de acordo com Bittar 2010:

• Conforto físico
  • Conforto térmico
  • Conforto psicológico
  • Conforto comportamental
  • Boa alimentação
  • Água à vontade
  • Ambiente limpo e seco
  • Locais longe do frio ou muito calor

Modelos de instalações para bezerras

1- Bezerreiro com baias individuais

Neste tipo de instalação, os animais ficam separados, um em cada casinha ou baia.

image5-Feb-02-2022-05-36-53-91-PM

Fonte: Agroceres Multimix, Internet - Autores do trabalho

Bezerreiro coletivo

Nos bezerreiros coletivos, os animais ficam agrupados e desta forma, têm a chance de aprender uns com os outros como se alimentar e beber água, por exemplo.

image4-Feb-02-2022-05-40-46-79-PM

Fonte: Doc Player,  Internet - Autores do trabalho

Para Marcos e Murilo, "a escolha para a melhor criação das bezerras deve ser tomada de acordo com o sistema da propriedade, considerando a disponibilidade de investimentos e mão de obra disponíveis para tal.Também é importante o planejamento para a criação, uma vez que o conforto e bem-estar devem ser levados em conta neste processo.”

Melhorias nas instalações

O objetivo do trabalho foi realizar melhorias em um bezerreiro coletivo de uma propriedade onde o mesmo apresentava umidade, acúmulo de bezerros em pé, entre outras questões que prejudicam o conforto.

As melhorias foram:

1- Para bezerros recém-nascidos:

• Separar os animais recém-nascidos dos demais
  • Erguer o assoalho da baia, tirando o contato direto com o chão;
  • Colocar capim-gordura como forro de cama, aproveitando a disponibilidade do material que a fazenda possui e auxiliando no conforto térmico;
  • Vedar as laterais semiabertas, contribuindo também para a condição térmica do ambiente;

Foi acrescentado ao espaço um bebedouro de água ao lado do comedouro;

image1-Feb-02-2022-05-42-22-70-PM

Baia individual em funcionamento. Fonte: os autores

2-  No bezerreiro coletivo

O bezerreiro coletivo é utilizado pelos animais após os seus 15 dias de nascimento até os seus seis meses de vida.

As melhorias neste local foram:

• Erguer o assoalho para evitar o contato direto dos animais com a umidade do chão;

image6-Feb-02-2022-05-43-16-07-PMAssoalho do bezerreiro coletivo. Fonte: os autores

• No local onde se encontra o cocho de alimentação foi construído um modelo de creep feeding (alimentação lenta). Com ele é possível melhorar o ganho de peso dos animais até a desmama por meio da utilização de um cocho privativo, localizado dentro de um cercado, ao qual somente o bezerro tem acesso.

image3-Feb-02-2022-05-45-15-95-PMCreep feeding em funcionamento: Fonte: os autores

Resultados

“O proprietário relatou a facilidade com o manejo desses animais, assim como o aparente desenvolvimento com ganho de peso e livre de doenças, tais como a diarreia e pneumonia, que costumavam acometer os neonatos da propriedade. É possível afirmar, portanto, que houve uma grande resposta dos animais com uma adaptação dentro de todo o projeto realizado. Avaliou-se, com isso, como sendo um ótimo resultado a melhoria na rotina de cuidados, tanto com os neonatos, quanto com os bezerros em sua fase de cria. Marcos Barbosa e Murilo Souza

Clique aqui para ler o trabalho completo.

A fase de criação de bezerras apresenta diversos desafios para o produtor rural. Por isso, é necessário conhecer e saber lidar com cada um deles. Quer aprender mais sobre a criação profissional bezerras e ter sucesso em sua propriedade leiteira? Faça o curso online da FUNDAÇÃO ROGE!

New call-to-action